Tudo começa e termina na liderança
Quando um time de futebol no Brasil não está bem no campeonato, não conseguindo ganhar as partidas, qual é primeira atitude do presidente do clube?
– Demite o técnico.
Quando um país democrático passa por período de crise e o presidente não consegue solucionar os problemas, o que a população faz?
– Elege-se um novo presidente
Quando uma empresa está perdendo lucro?
– Contrata um novo executivo.
Quando uma igreja não está bem?
–Substitui o pastor.

Isso demonstra que o líder é substituível, mas nunca dispensável. Nenhuma organização subsiste sem liderança. Até mesmo entre as crianças quando estão brincando tem uma que lidera as demais.
Isso por que quando Deus criou o mundo, instituiu o ser humano como mordomo. Observam-se logo nos primeiros capítulos do livro de Gênesis que o Senhor criou o homem com a capacidade para dominar, organizar e cuidar de todas as criaturas. Deus criou Adão e Eva para serem líderes (Gn 1. 26- 28).
Assim, todas as vezes que Deus tem alguma obra para realizar ele escolhe um líder. Por exemplo: quando Deus resolveu libertar os descendentes de Abraão da escravidão egípcia, primeiramente separou um líder e o preparou durante 80 anos. E durante os 40 anos que Moisés liderou o povo de Israel no deserto, Deus preparou Josué para substituí-lo. Depois da morte de Josué, quando a nação israelita já estava estabelecida na terra prometida, Deus levantou diversos líderes, entre eles estão: Otoniel, Eúde, Débora, Gideão, Jefté, Sanção, Samuel, Davi, Oseías, Ezequias e tantos outros.
O Novo Testamento também demonstra essa necessidade e importância da liderança. Além de Jesus Cristo, o maior líder da historia da humanidade, assim que a igreja foi instituída, antes de enviar o Espírito Santo, depois de sua ressurreição, Cristo designou Pedro para ser o pastor, o líder da igreja (Jo 21 15 – 21). Depois do Dia de Pentecoste a igreja cresceu muito. Em poucos dias multiplicou de 120 para mais de cinco mil membros. E inevitavelmente os problemas surgiram, principalmente entre os irmãos hebreus e helenistas. Qual foi a solução proposta por Pedro, o pastor da igreja?
– “Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço” (Atos 6. 3).
Portanto a orientação de Pedro foi escolher mais líderes que tivessem respeito do povo, sabedoria e espiritualidade. Desse modo se evidencia que liderança é uma necessidade demonstrada pela Bíblia. Por isso que Deus abençoou o homem com a capacidade para dominar, conduzir, administrar e resolver os problemas (Gn 1. 26 – 28). Pois tudo começa e termina na liderança.