(Resumo
do 24º capítulo de A
Excelência do Ministério)
Por isso que o ministro do evangelho precisa maximizar o cuidado pastoral. Stan Toller apresenta um método simples para essa maximização, denominado de “cuidado de noventa minutos por dia”.
Primeiro, ele aconselha passar uma hora em ministério individual, para motivar, edificar e elogiar alguém a quem você deseja e precisa influenciar. Isso pode ser feito no gabinete, em casa, na igreja ou em uma lanchonete. Porém, nunca deve falar de si ou dos problemas da igreja, muito menos de algum colega ou de qualquer outra pessoa. Esse momento deve ser dedicado para um diálogo descontraído, motivador e edificante, priorizando mais o ouvir que o falar.
Os outros quinze minutos devem ser usados em correspondências, enviando mensagens edificantes por meio do orkurt, do facebook, do emails e de outros disponíveis. Precisamos saber que a internet é uma arma poderosa para ser usada no processo de edificação de vidas, já que muitos a tem usado para a destruição.
E os últimos quinze minutos devem ser usados para telefonar pelos menos para três pessoas, especialmente para aquelas que estão aniversariando. Fiquem sabendo que todas as pessoas gostam de ser lembradas no dia do seu aniversário. E uma mensagem do líder fará uma grande diferença para o liderado, pois ele se sente amado e valorizado.
Mesmo que não coloquemos esse método em prática, é interessante saber que tocar a vida das pessoas, em especial das que estão sob a nossa responsabilidade, ajuda a construir relações fortes, fortalecer a igreja e a abençoar vidas. Pois o cuidado pessoal do pastor pelos outros tem um impacto permanente, tanto para o ministério como para a igreja.
Pr. Joventino B. Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário