Mas
o desafio não é iniciar uma mudança. O desafio é administrar os processos de
mudanças. É preciso ter qualificação, eficiência e uma boa dose de ousadia e de
autoconfiança para ir em frente, mesmo adiante das críticas e das dificuldades.
Stan
Toller, no 53º capítulo do seu livro, A Excelência do Ministério, apresenta
seis habilidades cruciais para administrar uma mudança. As quais são:
Primeiro,
esclareça tudo que for necessário para as pessoas que estão envolvidas no
processo de mudança. Dedique um período de tempo para esclarecer e aumentar o
entendimento das pessoas acerca da situação vigente, das propostas e dos
resultados que a mudança trará.
Segundo,
crie uma sensação de urgência. Maximize o impulso gerado criando um desejo de
transformação necessário e urgente. Pois, se as pessoas envolvidas em sua
equipe sentem que a mudança não é apenas necessária, mas imperativa, elas
estarão prontas para pagarem o preço da transformação.
Terceiro,
gere uma orientação de equipe. Pois você não pode ocasionar uma mudança sozinho
e nem pode assumir essa responsabilidade. É necessário que pessoas estejam
envolvidas e comprometidas com a mudança juntamente com você. Então, não deixe
de reunir com as pessoas, com o intuito de gerar e discutir ideias. Busque
aceitação de líderes e pessoas influentes, lembrando que aqueles que não estão
envolvidos podem se tornar um oponentes. Não deixe ninguém de fora. Envolva as
pessoas e leve-as a se comprometerem com a mudança.
Quarto,
tenha um planejamento estratégico. A mudança não terá sucesso sem um plano
claro e realizável. Pois para criar mudança duradoura tem de ter um plano
sustentável e um fim em mente. É preciso saber o que quer e porque quer.
Quinto,
antecipe as necessidades. Dinheiro, mão-de-obra e tempo são os elementos que
formam o triângulo de ferro da administração da mudança. Não se pode realizar
qualquer mudança sem esses recursos. Portanto, antecipe os obstáculos que
encontrarão e recursos que precisarão para iniciar o processo de mudança. Pois
se você não planeja essas necessidades, planeja fracassar.
Sexto,
avalie o progresso da administração e da liderança fazendo as seguintes
interrogações:
Estamos
no caminho certo? Isso diz respeito à eficácia do projeto. Fala de metas e de
resultados. A eficácia da administração e da liderança se descobre quando as
metas estão sendo alcançadas. Muitas vezes temos até resultados, mas as metas
não são alcançadas. Quando isso ocorre se faz necessário fazer alguns ajustes
no caminho e nos métodos adotados.
As
pessoas da equipe estão entendo o que se espera delas e que elas podem fazer?
Isso diz respeito ao desempenho. Para as pessoas desempenharem bem a sua função
é necessário entender o que se deve fazer e como fazer.
As
pessoas realmente aceitaram o projeto? Quando as pessoas estão indiferentes com
a proposta de mudança, em dúvida, dificilmente elas se esforçarão a favor de
tal. Por isso que é importante primeiro conquistar seus corações.
Mudar
não é difícil, mas administrar a mudança exige habilidade, transparência,
espírito de equipe, planejamento, estratégia, antecipação das necessidades,
avaliação e uma boa dose de coragem.
Pr
Joventino Barros Santana
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