Seguidores

sábado, 9 de novembro de 2013

HÁBITOS FINANCEIROS PARA UMA VIDA ECONOMICAMENTE SAUDÁVEL

(Resumo do 18º capítulo de A Excelência do Ministério)

 Dinheiro é importante.
É tão importante que o sábio Salomão, há mais de três mil anos, escreveu que “o dinheiro por tudo responde” (Ec 10. 19). Por isso que precisamos aprender a lidar com o dinheiro. É necessário sabermos como controlar para não sermos controlados por ele.
O cuidado com o dinheiro se inicia com o cuidado com o crédito. Ter crédito é bom, mas é preciso cuidar dele. E regra para manter o crédito é sempre a mesma: “não se pode comprar além do que ganhamos”. Fique sabendo que hoje em dia qualquer problema de crédito no mercado gera problemas na vida pessoal, familiar, profissional e até religiosa. Portanto, procure não atrasar as contas, não exceda o limite do cartão e evite tomar empréstimos.
 Outra prática importante é guardar um pouco do dinheiro que ganhamos. A poupança ainda é um bom investimento para economizar alguma porcentagem do nosso dinheiro. Sabemos que economizar e guardar dinheiro não é fácil, mas é indispensável. Pois todos nós temos momentos de crises: o carro quebra, a casa precisa de reparo, um membro da família adoece... É nesses momentos que precisamos do dinheiro que economizamos. Portanto, comece com pouco, mas comece. Comece a economizar agora, e terá dinheiro quando mais precisar dele.
E para começar economizar é preciso ter forças para resistir o irresistível. Nem tudo que está na vitrine é necessário. Nem tudo que outra tem você precisa. Nem tudo que se anuncia se deve comprar. Nem todo desejo é uma necessidade. Nem tão pouco toda novidade ou o mais recente lançamento significa dizer que você precisa. Compre sempre o que realmente é necessidade e importante. Não sai por ai comprando qualquer coisa só porque está com crédito no cartão ou porque ganhou um pouco a mais.
Aproveite alguma sobra sobra e planeje o amanhã. Sabemos que nem todas as pessoas têm condições de ter um plano de aposentadoria. Mas de acordo com as possibilidades, é importante guardar alguma coisa para quando chegar à velhice. Sabemos que um dia eu e você não teremos mais condições de trabalhar. Por isso que devemos trabalhar hoje, não apenas pensando no presente, mas também no futuro.

Pr Joventino Barros Santana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário