Seguidores

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

SEMINÁRIO DE LIDERANÇA MINISTRADO POR JOÃO BATISTA

João Batista é uma das figuras mais importante da Bíblia. Os quatro evangelhos inicia com a sua história. Ele foi um profeta influente. Multidões viam de todas partes para ouvir o profeta do deserto, nas margens do Rio Jordão. Ele era uma pessoa simples, vestia vestes confeccionadas de pelos de camelos e se alimentava de mel e de gafanhotos, mas a sua voz era poderosa e penetrava nas almas dos homens e das mulheres que lhe ouvia. Com a sua mensagem ele despertou o povo e as autoridades religiosas e políticas do seu tempo. Em alguns, ele provocou lágrimas de arrependimento; em outros; fúria e ira. Sem temor pregou o evangelho para as multidões, desafios os sacerdotes, os fariseus, os saduceus e reprendeu a maior autoridade política da sua região, o tetrarca Herodes, pelo seu relacionamento conjugal ilícito. Era um profeta corajoso, destemido e influente.

Mas, o que nos diria João Batista se ele ministrasse um seminário sobre liderança cristã em nossos dias?
Stan Toller especula essa resposta em seu livro “A Excelência do Ministério”, no 40º capítulo, na pagina 133.

Primeiramente, João Batista nos diria que uma verdadeira liderança cristã deve ser centrada em Cristo. Ele não estava voltado para si mesmo. A razão da seu ministério era Cristo. Ele mesmo disse acerca de Cristo: “é necessário que ele cresça e que eu diminua” (Jo 3. 30); “eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia de suas sandálias” (Lc 3. 16). Adiante da multidão, João apontou para Cristo e disse: “eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1. 29). Ele tinha um ministério voltado para Jesus Cristo.
Nosso ministério igualmente deve ser centrado em Jesus. Ele é a razão da nossa liderança. A nossa mensagem deve ser cristocentríca, pois só podemos dar fruto se estivermos nele (Jo 15. 5). Sem ele não podemos fazer nada. A autoridade que temos emana dele (Lc 10. 19). Portanto, antes de iniciar a missão, é preciso passar pelo calvário e conhecer Jesus pessoal. A fé pessoal em Cristo é requisito indispensável para o líder cristão.    

Segundo, João Batista nos diria que uma verdadeira liderança cristã precisa promover mudanças. João Batista foi inciso em sua mensagem. Ele convocou o povo para o arrependimento, pregando assim: “arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus” (Mt 3. 2). Arrependimento em grego é “metanoia” e significa mudança de mente. As pessoas só podem melhorar se houve uma mudança de mentalidade e de atitude e passar a ter a mente de Cristo e andar como ele andou (I Cor 2. 16; I Jo 2. 6).

Em terceiro lugar, João Batista nos diria que a nossa liderança deve ser fundamentada na Palavra de Deus. O seu ministério profético não era uma questão política, não era uma questão de herança familiar, não era uma questão de status social, não era uma questão de econômica. O seu ministério era o cumprimento de uma profecia divina. Isaias e outros profetas haviam falado acerca do seu ministério. A respeito dele Mateus escreveu: “porque este é o anunciado pelo profeta Isaias, que disse: voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas” (Mt 3. 3). A missão de João Batista estava fundamentado na Palavra de Deus. De igual modo, a nossa missão no Reino de Deus deve estar norteada pela Palavra de Deus. Devemos ser guiados por ela.    

Quarto lugar, João Batista nos diria que a verdadeira liderança cristã deve ser dirigida pelo Espirito Santo. O Espirito é nosso consolador e guia. João tinha certeza disse. Ele mesmo foi cheio do Espirito Santo desde o ventre materno. Ele profetizou sobre a vinda do Espirito Santo e do batismo com o Espirito Santo. Na linguagem pentecostal ele era um pré-pentecostal. Ele acreditava no poder de Deus para pregar o evangelho, e apesar de não haver registrado de nenhum milagre operado por ele, ele falou enfático e explicitamente acerca do batismo com o Espirito Santo, dizendo: “eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso que eu; não sou digno de levar suas sandálias; ele vos batizará com o Espirito Santo e com fogo” (Mt 3. 11). Pois, só podemos cumprir a nossa missão com o auxílio do Espirito Santo.

Esses são os quatro pré-requisitos para uma líder cristão de acordo com as atitudes e vida do profeta João Batista. A nossa liderança deve ser centrada em Jesus, fundamentada na Palavra de Deus, dirigida pelo Espirito Santo, sem perder o foco da transformação que deve ocorre nos corações das pessoas, convocando-as para mudança de vida, para o arrependimento.     


Pr. Joventino B. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário