Seguidores

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

É CULPADA DA POLÍCIA AS MORTES DE ADOLESCENTES NO BRASIL?


Observei que a reportagem da Globo quis colocar a culpa do aumento de morte de adolescentes no Brasil na Polícia Militar e na Guarda Municipal. Os exemplos do Adolescente morto e desaparecido foram forçadamente conectados à Guarda Municipal ou à Polícia. No primeiro exemplo, disse que o adolescente ao invadir uma barreira de cones, foi alvejado por um guarda municipal, e no segundo exemplo, disse que o adolescente estava desaparecido e que a última vez que foi visto foi numa abordagem policial. Em nenhum momento a reportagem disse que na verdade parte desses adolescentes morrem por causa do tráfico de drogas, nas mãos dos próprios traficantes, por assalto, em acidente de trânsito por causa de racha e etc., etc.
A Polícia Militar é uma defensora da sociedade, da vida, da ordem, da harmonia da convivência social. De modo semelhante a guarda municipal.
            Agora, ainda falando dos exemplos da reportagem da Globo, se questiona: Porque o adolescente invadiu a barreira? qual era intenção dele? Será que não estava armado? Todo cidadão de bem ao ver uma barreira de cones, naturalmente ele para, ou desvia-se da barreira.
            Ainda questionando o segundo exemplo: A Polícia sai por ai fazendo abordagem em qualquer um? Em qualquer lugar? Geralmente as abordagens são feitas quando se existe alguma suspeita.  O fato de alguém ter desaparecido depois de alguma abordagem, é a Polícia que é culpada?
 Lamentavelmente querem colocar a culpa em quem não tem culpa. Querem encontrar uma bode expiatório, querem acabar com todo sistema que ainda resta de segurança, querem uma sociedade cheia de delinquentes. A culpa da morte de adolescentes para os representantes do governo e para a Globo e parte dessa mídia hipócrita é da Polícia. Esquecem que muitos deles tomaram a decisão própria de se envolver no mundo do crime. Filosoficamente, chamo isso de transferência de culpa. A culpa agora nunca é da pessoa, mas de alguma instituição, de alguma outra pessoa, da história, do governo e assim por diante. Culpa é sempre coletiva e nunca do indivíduo.  Creio que muitos pessoas inocentes terminam pagando pelos outros. Mas também creio que muitas coisas acontecem devido as nossas decisões pessoais. As famílias e parte desses adolescentes devem ser responsabilizados pelos seus atos e não a Polícia. A Polícia, infelizmente tem virado um bode expiatório de tudo que vem acontecendo na sociedade brasileira. Mas os policiais também são humanos, também tem famílias, também tem sentimento, fazem parte dessa mesma sociedade, e também são vítimas tudo que vem ocorrendo em nossa pátria.

E para finalizar: os policiais correm mais risco de morte que qualquer outro cidadão brasileiro. A arma que eles carregam não é para matar, é para defender a vida, para defender o direito que todo ser humano tem de viver. E na luta por esse direito sagrado e divino é que muitos policiais em todo o Brasil tem perdido suas vidas para que outros possam continuar vivendo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário