Seguidores

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Cinco segredos de uma pregação que provoca mudanças de vida



Resultado de imagem para imagens de pregadores: Bill grahamA frequência, o aumento de renda, as construções e a disposição de ânimo dos irmãos são bons indicadores de uma igreja que cresce. Mas isso não é tudo. O trabalho de um pastor envolve mais que organização, administração e sucesso. O trabalho de um pastor envolve transformação de vidas. Implica em ajudar as pessoas a se tornarem mais semelhantes a Jesus. O pastor deve pregar para causa mudanças nos corações. Um simples sermão deve ser sempre um convite para mudança de vida. Como fazer isso:

Primeiro. Ore sempre. O pregador deve orar antes, durante e depois da pregação. Não há sucesso no ministério sem oração. Portanto, ore! Ore por você mesmo. Ore pelas pessoas que lhe ouvem. Ore pelo estudo da Palavra de Deus. Ore no púlpito da igreja. Ore no gabinete. Ore durante o apelo.

Segundo. Apresente o Evangelho. Muitas pregações não é uma pregação sobre o evangelho. Mas as boas novas precisam ser comunicadas ás pessoas. A ordem de Jesus foi pregar o evangelho (Mc 16. 15). Portanto, fale da salvação, condene o pecado, não se esqueça do juízo de Deus, apresente a graça e anuncie que o sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado, livrando-nos da eterna condenação. Faça o convite generoso da graça.

Terceiro. Deixe a Bíblia falar. Hoje em dia procuramos a todo custo prender atenção das pessoas. Mas é importante que isso seja acompanhado com a plena exposição da Palavra de Deus. Precisamos ler a Bíblia para a congregação e falar a partir do texto sagrado. Não basta citar algumas frases ou sentenças. Ás vezes é preciso citar versículos ou até parágrafos inteiros. Deixe as Escrituras falarem aos corações das pessoas.

Quarto. Ofereça uma escolha. As pessoas precisam saber que elas têm a necessidade de confessar os seus pecados, abandoná-los e retornar para Deus em arrependimento. Elas precisam estar conscientes da necessidade de fazer uma escolha entre o caminho largo e o estreito.

Quinto. Pregue por decisão. A decisão não pode ser adiada. Pois pregar o evangelho significa afrontar as pessoas com a necessidade de tomar uma urgente decisão, enquanto elas estão ali, agora mesmo. Contudo não precisa cantar uma estrofe de um hino dez vezes. Mas de forma paciente e amorosa ofereça a oportunidade de decisão.

Pr Joventino Barros Santana.

Resumo do 67º capítulo de A Excelência do Ministério


Nenhum comentário:

Postar um comentário