Seguidores

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

TRÊS AÇÕES PARA UM LÍDER NÃO SER DEMOLIDO

Resultado de imagem para imagens de abraão lincolnCaros irmãos e colegas da lida ministerial, muitas pessoas, inclusive líderes e pastores, estão andando com tão pouca energia que estão sujeito a causar um curto-circuito, queimando a lâmpada que ainda clareia. Estão muito abaixo das expectativas de qualidade, tempo, eficiência e eficácia. Não descansam e nem relaxam. Não tem tempo para família e muitos menos para os amigos. Estão tão atarefados que não tem mais tempo para cumprir sua missão com qualidade. São tantas tarefas e cobranças que não param para recarregar as energias.  Por isso estão perdendo impulso e força, não conseguindo obter os resultados traçados.

Para evitar que sejamos demolidos pelo excesso das atividades, precisamos aprender a fazer três coisas: priorizar, delegar e confiar.

1.    Priorizar. O líder precisa aprender a eleger suas atividades e priorizá-las por ordem de urgência, necessidade e importância. Pois, nem tudo que é importante é uma necessidade, e nem toda necessidade é uma urgência. Urgência fala daquelas atividades que não podem ser adiadas. São atividades que se não forem executadas podem prejudicar seriamente o seu ministério e a credibilidade da organização. Já necessidade fala dos trabalhos que devem ser executados no futuro próximo. São coisas que devem ser feitas, mas que não tem urgência. Quanto à importância, são trabalhos que tem valor, mas que não são vitais. Quando se organiza as atividades seguindo essa ordem, a quantidade de serviço continuará a mesma, mas você terá mais qualidade e eficiência em seu ministério.

2.    Delegar. Tudo que fazemos para o reino de Deus é importante, mas não precisamos e nem temos a obrigação de fazer tudo.  Por isso que o líder precisa aprender delegar os trabalhos que podem ser executados por outros. Isso é importante, porque através da delegação você consegue envolver outros no trabalho, dando oportunidades para o crescimento das pessoas e desenvolvimento da instituição.

3.    Confiar. O grande problema depois da delegação é confiar. Temos uma tendência grande de não confiar muito na capacidade dos outros para cumprir determinadas tarefas que já estamos acostumados a fazer. Para evitar esse sentimento é importante ao delegar, comunicar de maneira direta a prioridade do trabalho, metas, prazo final e recompensa pela conclusão do serviço.

Todo líder sempre tem mais ideias do que possa realizar. Seus sonhos vão além dos seus limites e sua mente sempre está procurando o caminho da excelência. Então, para ser mais eficaz e proativo, tem que aprender a priorizar, delegar e confiar nos outros para executar suas ideias e concluir seus sonhos.

Pastor Joventino Barros Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário