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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CINCO DICAS PARA CONSTRUIR UMA BOA EQUIPE

Resumo do 62º Capítulo de “A Excelência do Ministério”

Resultado de imagem para imagens de equipesA melhor maneira de dobrar nossa produtividade no trabalho, especialmente no trabalho do evangelho, é trabalhar em equipe. Ao logo da história, grandes líderes tiveram sucesso porque valorizaram e praticaram o trabalho em equipe. Por isso, que com razão disse certo líder: “sou uma pessoa comum cercada de pessoas extraordinárias”.

A missão na qual nos engajamos é grande demais para cumprirmos sozinhos. Precisamos de equipes fortes, formadas por homens e mulheres comprometidos com a visão, cheios de fé e de amor pela causa de Deus.

Confira essas cinco dicas para formar equipes fortes e dinâmicas:

Primeiro, comece com os melhores integrantes da equipe. Se você fosse escolher um time, não escolheria apenas aqueles que ficam no banco de reserva. Com certeza você escolheria os melhores. O mesmo princípio pode ser perfeitamente aplicado ao nosso ministério. Precisamos escolher pessoas dedicadas, capaz e que estejam dispostas para fazer alguma coisa pelo Reino de Deus na terra. Ás vezes se faz necessário escolher pessoas ocupadas, que aparentemente não têm tempo para se dedicar as coisas da igreja. Mas se são pessoas confiáveis e qualificadas em outras áreas da vida, por certo são pessoas que também terão responsabilidade com as coisas de Deus.

Memorize isso: “boas equipes começam com bons integrantes”.

Lembre-se que a primeira equipe escolhida pela igreja para trabalhar no serviço diaconal, foram pessoas cheias do Espírito, de bom testemunho e       carregadas de sabedoria (At 6.3).    

Segundo, esteja sempre disponível á equipe. Alguém disse, parafraseando a Jesus: “muitos são chamados, mas alguns são congelados”. Os congelados são aqueles que sabem o que fazer, sabem como fazer, mas não fazem, estão estagnados. Eles precisam de treinamento, de orientação e principalmente de motivação. Ás vezes é preciso instruir, exortar, corrigir e até mesmo ser um pouco mais severo na repreensão com os membros da equipe. Com líder, uma das responsabilidades, é alimentar os membros da equipe com a Palavra de Deus.

Terceiro, seja um diretor da equipe. Na televisão, o diretor de palco é responsável pelos movimentos das câmaras e dos atores. As ordens do diretor, à medida que são retransmitidas da sala de produção acima, farão a grande diferença entre um bom programa e uma boa confusão. Você, como líder, é o diretor do seu grupo e da sua equipe. Eles aguardam que você dê as dicas, as orientações e as deixas. Eles precisam sempre de sua instrução. Portanto, apresente a visão, posicione adiante deles e dirija-os.

Quarto, supervisione a equipe. A sua equipe precisa saber as limitações e inspeções. Precisa saber os limites como também as oportunidades. A sua função como líder é fixar esses limites com amor e paciência.

Quinto, motive a equipe. Os profissionais do ramo da indústria, educação e ciência sabem como é importante ficar na vanguarda. Os integrantes da sua equipe também devem aprender a está na vanguarda. Inspire-os a serem melhor que puderem. Desafia-os a terem sucesso e prosperidade em tudo que puserem as mãos. Quando estiverem cansados, permita que descansem. Depois, continuem revigorando-os.

Lembre-se que você não é apenas um treinador, como líder, é um líder de torcida. A sua equipe precisa ouvir suas observações como também os seus aplausos. Precisam saber que alguém está com eles independentemente da situação. É nosso trabalho, como líder, motivá-los.

Stan Toller termina dizendo: “há um grande trunfo no trabalho em equipe. O que não pode ser realizado por uma pessoa pode ser realizado por uma equipe”.  


Pastor Joventino Barros Santana

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