Seguidores

sexta-feira, 14 de julho de 2017

A RIQUEZA DA UNIÃO: Ninguém é autossuficiente, somos dependentes uns dos outros.

Pr Joventino Barros Santana
Resultado de imagem para imagens das mãosConta uma parábola que os dedos das mãos começaram a discutir sobre quem seria o maior. O polegar logo gritou dizendo que era o maior. Pois quando todos se fecham, ele apontava para cima ou para baixo com muita precisão. Então os demais pediram para que ele sozinho levantasse uma bola de tênis. Ele não conseguiu. O indicador reivindicou e disse que ele era o maior, pois apontava com facilidade o caminho para o viajante, que fosse para a direita ou para esquerda, que para frente ou para trás. Ele estava sempre a apontar a direção. Mas de igual forma ao ser solicitado para levantar a bola de tênis ele disse que sozinho não poderia. O dedo médio pediu para que todos ficassem juntos, com a mão estendida e disse: 'vocês perceberam?" "Eu sou o maior". Mas também não conseguiu levantar a bola de tênis. Então o dedo anular disse: “eu sou o mais importante que vocês". "Em mim tem ouro, prata e pedras precisas". "As alianças e anéis são colocados em mim”. Mas de igual de forma não conseguiu levantar a bola sozinho. O menor de todos os dedos disse: "só porque sou o mindinho vocês mim discriminam". "Vocês não sabem nada da vida, não sabe o que é sofre". 'Quando as pessoas, principalmente os líderes e grandes homens e mulheres de negócios, estão reunidos, quando eles esmurram a mesa, sou eu que sofro as dores. Eu sou o maior, pois suporto dores". Mas também ao ser pedido para levantar a bola não conseguiu. Depois de muita discussão os dedos chegaram à conclusão que só poderiam fazer alguma coisa relevante se tivessem unidos. Assim conseguiram levantar a bola de tênis.
Essa é uma simples historia que ilustra a grande necessidade de estamos unidos. Sem união não conseguiremos fazer absolutamente nada para Deus. Por isso que a Bíblia Sagrada mostra-nos o quão é importante à união entre a irmandade.
Sl 133. 1 – 3: oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce á orla de suas vestes. Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali ordena o Senhor a sua benção e a vida para sempre.  
Jo 17. 20, 21:  eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, por sua palavra, hão de crer em mim; para que todos sejam um...
Jo 17. 23. Eu neles e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade.
At 2. 42: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações. 
I Cor 1. 10: rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em mesmo parecer.
Ef 4. 3: Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Ef 4. 13: até que todos cheguemos a unidade da fé, ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo.  
Col 2. 2 para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor, enriquecidos da plenitude da inteligência, para o conhecimento do mistério de Deus – Cristo.

Portanto, somos um só corpo em Cristo Jesus. Ninguém é autossuficiente. Ninguém consegue fazer nada sozinho. Todos nós somos dependentes de Deus e dependentes de nossos semelhantes. Sempre estamos precisando do auxílio dos outros. Por isso que precisamos ser unidos. De forma sábia, Madre Tereza de Calcutá dizia: “eu sei coisas que você não sabe e você sabe coisas que eu não sei, nós dois juntos podemos fazer grandes coisas”, acrescento: grandes coisas para Deus. Mas isso só é possível se estivermos em comunhão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário