Seguidores

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

SETE SEGREDOS DE UM LÍDER QUE LIDERA



Pr. Joventino Barros Santana


Resultado de imagem para imagens de líderesO pastor precisa entender que ele é o líder de sua congregação. Sozinhos os membros pedem o foco da missão de Cristo, deixando de buscar as almas perdidas. É necessário que o pastor sinta a urgência, fixa a direção e guie pelo caminho. É necessário que o pastor esteja á frente. Ele precisa apontar a direção, andando pelo caminho á frente do rebanho.
Por isso que o pastor não pode liderar atrás da mesa do gabinete. Ele pode planejar e até orientar, mas nunca será um líder de fato. Por detrás ele não terá seguidores. E, de acordo com Stan Toler, o pastor que assim procede, pode até provocar ressentimentos em seu rebanho.
Também não se pode liderar do centro. O pastor que fica no centro pode até chamar atenção, compreender parte dos problemas e até solucionar alguns.
O líder é aquele que vai à frente. É aquele que segue em direção ao alvo, que aponta o caminho e caminha por ele na frente. É aquele que toma iniciativa e chama as pessoas para perto de si, atraindo-as para uma causa maior do que elas. O líder é aquele que tem capacidade para motivar as pessoas e potencializá-las. O líder sabe o caminho para onde está indo. Ele transmite segurança e consegue imprimir nas pessoas um sentimento de urgência.
Veja os sete passos para ser um líder que vai à frente:
1.    Dê às pessoas a liberdade de criar. Não subestime a capacidade das pessoas. Todos nós temos certa habilidade criativa. Elas têm a liberdade de tentar coisas originais e inovadoras. Nem sempre as coisas devem funcionar do meu jeito. Ás vezes há um jeito diferente de fazer as coisas.
2.    Dê as pessoas autoridade e não apenas responsabilidade. As pessoas precisam ter autoridade para tomar certas decisões na sua área de responsabilidade. Precisamos aprender a administrar resultados e não processos. Deixe-as tomarem decisões ao longo do percurso. Essa liberdade valoriza os componentes de sua equipe. Concentre-se nos resultados e não nos processos. Ás vezes outras pessoas sabem fazer as coisas de uma forma diferente da sua. Não se preocupe com isso, o importante é o resultado final. Aqui, não se trata dos fins justificar os meios. Mas de reconhecer que os meios podem ser diversos.
3.    Mostre apreciação. Um fato: todas as pessoas gostam de reconhecimento e de elogios. Portanto, não perca a oportunidade de sempre mostrar sua gratidão pelos esforços e pelo trabalho dos seus liderados. Parabenize-os sempre pelo sucesso e pelos resultados alcançados. Faça isso pessoalmente, em público, pelo e-mail, através do whatsapp e por todos os meios possíveis. Mostre o quanto que as pessoas que estão ao seu lado são valiosas. 
4.    Reconheça o sucesso. O reconhecimento público é um grande ímpeto para o ministério. Não só afirma quem já está envolvido, mas também desperta outros para o ministério, para o serviço voluntário. Diz Stan Toler: “reconheça o sucesso e ele se repetirá. Ignore uma vitória e ela pode não acontecer outra vez”.
5.    Envolva as pessoas na viagem. As pessoas precisam participar da liderança. Suas ideias e suas opiniões precisam ser respeitadas. Elas podem fazer parte do planejamento e da implantação. Quando as pessoas sentem que estão envolvidas, elas geralmente adotam o projeto e oferecem voluntariamente seus talentos e sua capacidade.
6.    Desafie as pessoas. Incentive a darem o melhor que puderem. Todos precisam compreender que um pouco de ônus gera bônus. Mostre que o rigor pela causa tem uma recompensa.
7.    Mostre compaixão. Não seja frio com os problemas dos outros, especialmente com aqueles que estão envolvidos com a sua liderança. Envolva-se com as suas necessidades. Ore sempre por aqueles que trabalham com você. Mostre sempre o amor que você tem por eles. Façam que saibam que realmente você se importa com elas, com a sua família e com os seus sonhos pessoais.
    
     Você quer liderar com sucesso? Vai à frente, aponte o caminho e caminha pelo caminho com eles. Dê liberdade e autoridade. Mostre apreciação, reconheça as vitorias e demonstre compaixão. Envolva as pessoas na viagem e desafie-as a darem o melhor para Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário