Seguidores

sábado, 2 de março de 2013

OS CÍRCULOS PARA CHEGAR AO PONTO DO NAMORO


Você sabia que há coisas na vida que não podemos escolher?
Não escolhemos os nossos pais; não escolhemos o local de nosso nascimento; não podemos escolher como vamos morrer e um monte de outras coisas que nos sucede na vida não é opção nossa.
Mas Deus nos Deus nos deu um grande privilégio de escolher casar ou permanecer solteiro. Ter cônjuge e filhos é uma opção nossa; com quem, quando e onde. Pois o casamento não é um mandamento, é uma opção.
No entanto, para se fazer uma boa escolha é preciso confiar no Senhor. Pois de acordo com o sábio Salomão “a casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor, a esposa prudente” (PV 19.14). É uma escolha nossa que deve ser entregue nas mãos do Senhor. Em outras palavras: devemos abrir mão desse nosso direito e entregar a direção a Deus, pois ele sabe o que é melhor para cada um de seus filhos. Uma coisa é certa: Deus sabe dá boas dádivas aos seus filhos (Lc 11. 13).  
Por isso que o jovem cristão, antes de começar a namorar, ele deve iniciar pedindo a Deus em oração, que lhe dê a pessoa certa, e que acima de tudo, ele próprio seja a pessoa ideal para seu amor. Pois antes de querer a pessoa certa para a nossa vida, devemos desejar ser a pessoa adequada para o nosso cônjuge.
Por isso que é importante, além da oração, considerar, o que denomino de círculos para se chegar ao ponto do namoro. Para daí, ao noivado e ao casamento, de forma sólida e consciente.

Os círculos para se chegar o ponto do namoro  
   



Conhecimento. Os jovens e adolescentes devem aproveitar essa fase da vida para conhecer o tanto de pessoas que puderem. Quanto mais gente conhecer melhor para se tomar alguma decisão e mais influencia terá na vida e maior chance de sucesso em praticamente todas as áreas. 
Amizade. Ter amigos é sempre bom. Hoje em dia as pessoas as pessoas estão vivendo solitárias com tanta gente por perto. A solidão tem sido o mal de muitas pessoas. Mais o jovem cristão não precisa viver solitário. Na igreja ele tem muitas oportunidades de fazer boas amizades com gente de todos os tipos. A amizade é tão saudável que o sábio Salomão disse que “o olhar de um amigo alegra o coração” (Pv 15. 30). Muitos jovens estão vivendo tristes porque não mais “curtem” a vida uns com os outros. Infelizmente, alguns, até mesmo dentro da igreja, só pensam em sexo. E outros, trocaram as boas relações com os seus amigos de verdade, que estão por perto, em nossa igreja, por perigosas amizades virtuais, onde, facilmente, as pessoas podem enganar e serem enganadas.
Companheirismo. É um circulo bem menor. Todos nós, além de termos conhecidos e amigos, precisamos de companheiros fieis. O jovem Daniel tinha seus companheiros, que em nenhum momento lhe abandonou. Jesus tinha uma multidão de discípulos, porem entre eles havia doze e dos doze, três.
Namoro.  Quando a moça e o moço passam por esses três círculos, eles têm grandes possibilidades de terem um namoro saudável e abençoado por Deus, concretizando em um casamento feliz e duradouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário