Seguidores

sábado, 8 de junho de 2013

O QUE É NECESSÁRIO PARA A SAÚDE PASTORAL?


Passos para a Saúde Pastoral
(Resumo do 5º capítulo de A Excelência do Ministério)

Muitas pessoas, até irmãos na igreja, pensam que os pastores tem bastante tempo de folga. Não é verdade. Os pastores comprometidos com a causa do Reino de Deus e com a congregação têm muitas ocupações. Eles não têm jornada de trabalho e nem carga horária. Geralmente estão disponíveis á igreja 24 horas. É comum trabalharem 12 horas ininterruptas por dia, sete dias da semana. Pois são muitas as suas atividades, tais como: telefonemas, estudos, visitas, preparações de mensagens, pregações, aconselhamentos, reuniões, resoluções de conflitos entre irmãos e departamentos, administração dos bens da igreja, sem conta que é preciso de tempo para ouvir as pessoas, simplesmente porque gostam da gente e quer falar conosco para saudar, dá um abraço, conta uma benção, fazer um agradecimento, dá um elogio ou até fazer algumas observações acerca dos trabalhos da igreja.

De fato agenda pastoral é agitada e cheia de atividades significantes. No entanto, o homem de Deus precisa cuidar dos outros, sem descuidar da sua família e de si mesmo. Para isso é importante observar os seguintes passos:

1.    Descanse bastante. Busque dormir na hora certa e o suficiente. Quando estiver estressado, procure um tempo de folga e dê uma relaxada.

2.    Tire dias de folga. A maioria das pessoas tem pelos menos um dia de folga durante a semana. Enquanto as pessoas descansam aos domingos, os pastores estão em plena atividade, trabalhando. Então escolha algum outro dia da semana e tire um dia de folga para você e sua família.

3.    Desenvolva boas amizades. É comum o isolamento no ministério. A vida no ministério, já escreveu A. W. Tozer, é uma vida solitária. O topo é bom, mas geralmente você fica sozinho. Ai é importante descer para construir e conservar as boas amizades. Pois, como escreveu Salomão: “o olhar de um amigo alegra o coração e as boas palavras fortalecem até os ossos” (Pv 15. 30). 

4.    Tenha um passa tempo. Todos os ministros do evangelho precisam de algum momento de lazer; de fazer algo que não seja trabalhar no ministério. Isso liberta a mente, alivia o stress e renova as forças para continuar trabalhando e produzindo no reino. De um trabalho para outro é necessário intervalo. A natureza é assim. Por isso que existem as estações.

5.    Mantenha sua vida devocional diária. É claro que os ministros do evangelho devem orar e estudar a Bíblia, pois essas coisas fazem parte de seu ofício sacerdotal. Mas também se devem orar e ler a Bíblia para estreitar a intimidade com Deus, para não se tornarem profissionais de igrejas, mas em homens de Deus.

6.    Busque auxilio assim que precisar. Devemos ter sempre em mente que, ninguém consegue fazer nada sozinho. Estamos constantemente precisando das outras pessoas. Então, “se está exausto, procure um médico. Se tiver um problema espiritual ou emocional, fale com um conselheiro. É verdade que todos nós somos ajudadores que precisam de ajuda”.

Em nossa missão de curar almas, não podemos negligenciar a nossa própria alma. Precisamos ter saúde física, emocional, moral e espiritual para cuidar das pessoas. Então, é imperativo que o pastor cuide de si mesmo. Paulo disse: “tem cuidado de ti mesmo” (I Tm 4. 16).

Obs. Para os pastores de tempo integral, até que é não muito difícil cumprirem esses passos. Com disciplina, dá para ter um tempo de folga, de descanso e lazer. O maior problema, especialmente nas ADs do Brasil, é para os pastores auxiliares, que não vivem integralmente da obra. Eles têm que trabalhar durante a semana e dar assistência á igreja durante á noite, especialmente nos domingos. É muito difícil para esses ministros tirem algum dia da semana de folga. Têm que trabalhar e dar assistência à igreja. Mesmo assim, o conselho é que se faça algum esforço, para conseguir algum tempo de folga, para si mesmo e para a família. Não adianta esforçar tanto, e depois perder a graça e a leveza da vida. O princípio do sábado, de um dia de descanso, continua atual e é bíblico. Então, descanse.

Pr. Joventino Barros Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário