Seguidores

sexta-feira, 14 de junho de 2013

SEIS PASSOS PARA UMA VIDA DE ORAÇÃO DINÂMICA


Uma Vida Devocional dinâmica
(Resumo do 6º capítulo de A Excelência do Ministério)
Assim como os atletas treinam diariamente, ás vezes até exaustão, com o objetivo de conseguir os resultados desejados. Os crentes, especialmente os ministros do evangelho, devem ter uma vida devocional dinâmica, regada pela oração. Pois da mesma maneira que os atletas não podem ganhar sem disciplina física, não podemos ter êxito sem disciplina espiritual.
Semelhante a Jesus Cristo, precisamos da prática da oração. A nossa alma precisa ser alimentada todos os dias. Não devemos orar apenas para preparar a mensagem, mas sobre tudo para aquecer o coração com a chama divina. Pois de fato a oração é a coisa mais importante que alguém pode fazer nesta vida.
Se quisermos ver as poderosas maravilhas da graça de Deus e do poder divino, em vez de fracasso e decepções da fraqueza, a igreja, principalmente o pastor, precisa aceitar o permanente desafio de Deus: “clama a mim, e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes” (Jr 33. 3). É com razão que escreveu o missionário e estadista Hudson Taylor: “o poder da oração nunca foi totalmente experimentado em qualquer igreja”.
Mas como ter uma vida de oração dinâmica e disciplinada?
Stan Toler aponta os seguintes passos:
1.    Ore diariamente. No mundo que vivemos de forte ativismo e de constante agitação para se conseguir o pão de cada dia e uma vida mais equilibrada economicamente, não é difícil a oração se tornar o item B ou C de nossas vidas. Não temos mais tempo para orar. No entanto, não podemos permitir que a oração ocupe um lugar secundário em nossa agenda. Ela é merecedora do item A. Pois a oração é nossa fonte de força e de intimidade com Deus. Quando oramos, temos paz interior, ligação com Deus, sucesso em nossas decisões. Vaticina Stan Toler: “Ore hoje, e tome a decisão de orar todos os dias”. Pois a oração deve ser uma prática diária. Um hábito como escovar os dentes pela manhã. Portanto, não fique nenhum dia sem falar com Deus.
2.    Ore primeiro. Stan Toler comenta que, se deixarmos para orar no fim do dia, algo com certeza invadirá agenda e tomará o lugar da oração. Antes de iniciarmos as atividades do dia, devemos iniciar com ação de orar. Ou ore primeiro ou poderá passar o dia todo sem orar. Faça da oração o primeiro item de ação de cada dia. Portanto, coloque o relógio para despertar trinta minutos antes do habitual e dedique esse tempo á oração e á meditação na palavra. Saia de seu quarto abastecido para enfrentar o seu dia.
3.    Ore “para cima”. A maioria das nossas orações tem um foco para baixo. Sempre estamos orando a favor de nós. Sempre nos apresentamos a Deus para falar de nossas necessidades, dos nossos desejos e dos nossos sonhos. Sempre estamos orando pedindo as coisas a Deus. È bem verdade que também podemos pedir. Mas não podemos permitir que nossas orações se tornem egoístas. Devemos também orar “para cima”, dando louvor, glória e rendendo ações de graças a Deus, por todos os seus benefícios por nós. O Sl 100 canta: Entrai pelas portas dele com louvor e em seus átrios, com hinos; louvai-o e bendizei seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna, a sua misericórdia; e sua verdade estende-se de geração a geração”.
4.    Ore “para fora”. Muitas pessoas só oram “para dentro”, a favor de si mesmas. Mas também temos o dever de orar para fora, a favor dos outros. Quando Jó deixou de orar para dentro, só por si mesmo, e se lembrou de seus amigos, intercedendo por eles, Deus mudou o estado da vida de Jó. A Palavra afirma: “E o Senhor virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o Senhor acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía” (Jó 42. 10).
5.    Ore grande. Ora grande é orar com fé. Sua fé é pequena? Se ela for do tamanho de um grão de mostarda já dá para mover uma montanha! Já dá para conseguir grandes coisas de Deus. Porque Deus “é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que opera em nós” (Ef 3.20).  Ore com fé, de forma grandiosa, e se prepare para ver grandes coisas da parte de Deus em tua vida.
6.    Ore constantemente. Separar um tempo para orar é importante, mas ter uma atitude e uma vida regada pela oração é vital. Paulo falou sobre isso quando disse: “Orai sem cessar” (I Tss 5.17). Stan Toler incentiva: “permita que as orações subam do seu coração ao longo do dia” em forma de agradecimentos pelo pão, em súplica por proteção, em louvor pela sua majestade e até em confissão imediata de algum pecado.
Ore!
É bem verdade que ninguém tempo disponível para orar e para meditar na Palavra. Porém retire da agenda alguma coisa importante e até urgente e ore. Porque nada é tão importante e urgente quanto orar. Por isso “não passe outro dia sem uma experiência vibrante de oração”.
Obs.: Nesse resumo houve acréscimo por minha parte. Mas o texto continua retratando o pensamento do autor do livro. 
Pastor Joventino Barros Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário