Seguidores

quarta-feira, 5 de junho de 2013

FORTALECENDO O CARÁTER

 


Chaves ao Caráter Forte[1]
(Resumo do 4º capítulo de A Excelência do Ministério)

Numa simples transição comercial, há vendedor que é capaz, dissimuladamente, pisar na balança para aumentar o peso do produto. O espírito do momento é levar vantagem em tudo. Muitas pessoas, até líderes religiosos, estão vendendo o caráter por qualquer coisa que lhes beneficiam.
Stan Toler afirma que o caráter dos líderes está sob constante prova. A todos os momentos somos tentados. A pressão é muita forte e só tem aumentado nos últimos anos. Cada vez mais o público e até a família exige dos seus líderes. E os líderes terminam exigindo mais de si mesmos.

Em meio a tanta pressão, os líderes, especialmente os pastores e obreiros do reino de Deus, precisam fortalecer o seu caráter para não ceder às tentações. Para manter o caráter forte e íntegro, segundo Stan Toler, se faz necessário o seguinte:

1.    Autodefinição. O líder precisa entender quem ele é, qual a sua missão e para que foi chamado. Ele precisa conhecer a si mesmo; seus pontos de vulnerabilidade e seus pontos fortes. Isso o ajuda a ter uma definição clara de quem ele é. Pois a historia não nos julgará pelo que sabemos e nem pelo que fizemos, mas pelo que somos.

2.    Autoexame. O líder precisa olhar para dentro de si mesmo. Pois o nosso caráter tem mais haver com o que está dentro do que com o que está fora. É o coração que determina a atratividade da tentação. Por isso que precisamos olhar para nós e nos examinar sempre. Pois todos os dias as pessoas estão nos olhando. Observando nossas escolhas, nossa forma de relacionamento com as pessoas, nossa reação ás críticas e até nossas atitudes particulares se combinam com as nossas palavras em público.

3.    Autodisciplina. O líder disciplinado conhece suas fragilidades. Por isso busca sempre manter o domínio do Espírito em sua vida. Ele sempre busca dominar seus pontos fracos, maximizando os pontos fortes. Ele tem o controle, principalmente de sua vida. Ele é o líder de si mesmo.

4.    Autorelatório. Faça pergunta a si mesmo: há algum pecado não confessado em minha vida? Tenho lido a Bíblia sempre? Qual tem sido a minha luta? Tenho orado diariamente? Como está minha vida espiritual?

Stan Toler termina dizendo que, “grande realização mais caráter fraco é igual a desastre. Mantenha o caráter forte e sua influência será igualmente forte”.



[1] O título deste capítulo é “Chaves ao Caráter Sem Defeito”. Mas preferir colocar Chaves ao Caráter forte, porque entendo que todos nós temos as nossas limitações e não existe ninguém perfeito. Às vezes podemos ser surpreendidos com alguma falha de caráter, o que não significa ausência de caráter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário