Seguidores

terça-feira, 2 de julho de 2013

CARACTERISTICAS DO LÍDER PENTECOSTAL



O Perfil do Líder Pentecostal


Precisamente em 14 de abril de 1906, na Califórnia, em los Angeles, na Rua Azuza, 312, nos EUA, nascia o grande avivamento pentecostal por meio de um afro descendente, filho de ex-escravos, por nome de William Seymour.
O inicio do avivamento pentecostal foi tão intenso, que em menos de dois anos já havia se espalhado por mais de 50 nações e em todas as cidades dos EUA, com mais de três mil habitantes. Chegando aqui no Brasil, em Belém do Pará, em 1910, pelos missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren.
Em 1911, em 18 de junho, foi fundada a Igreja da Missão Apostólica da Fé, que posteriormente, em 1918 recebeu o nome de Assembleia de Deus. A igreja foi fundada com 17 irmãos e os dois missionários: Berg e Vingren. Em dois anos já tinha missionário no exterior e 1931, sem recursos financeiros, a chama pentecostal já havia chegado a todos Estados do Brasil.
Hoje 50% dos evangélicos do país são da Assembelia de Deus. Só na ultima Convenção Geral, reunimos mais de 24 mil pastores. Temos milhares de templos, professores de EBD, dirigentes de circulo de oração, missionários, pregadores, obreiros e pastores.

Mas qual é perfil do líder pentecostal? O que retrata o obreiro pentecostal? Quais traços formam a sua identidade, seu perfil?

Observando a biografia de homens como William Seymour, Lewis Pethrus, Daniel Berg, Gunnar Vingren, Samuel Nyström, Canuto de Lima, Paulo Leivas Macalão, José Rodrigues Santana, Pastor Cícero Pedro e tantos outros que marcaram a obra pentecostal no Brasil e no Mundo, podemos apresentar os seguintes traços de quem deseja servir no evangelho de poder.

1. Assim como William Seymour, a maioria absoluta dos líderes e pastores pentecostais tem uma origem humilde. Seymour por exemplo, era um afrodescendente, filho de ex-escravos, pobre e que foi discriminado até mesmo entre os crentes. Nas aulas de Parham, ele não podia sentar com os outros na sala. Razão pela qual assistia às aulas no corredor.
A maioria dos obreiros pentecostais são pessoas humildes. Parte dos seus líderes, não teve a oportunidade de fazer uma grande faculdade de Teologia. Por isso são discriminados e criticados. Mas nada disso tem sido impendimento para Deus usá-los. Nada disso pode deter-los na obra de Deus. Tudo isso é pequeno adiante do grande propósito de Deus em tua vida. Davi era o menor dos irmãos. Na concepção dos homens, e até do homem de Deus – Samuel – jamais ele poderia ser o rei de Israel. Mas foi Davi que Deus escolheu. Foi ele que Deus usou para matar um urso, depois um leão, depois o Gigante dos filisteus e por último ele enfrentou a gigante responsabilidade de governar e pastorear a nação de Israel. Pois Deus sempre usa as coisas pequenas e humildes. Veja só o que está escrito em I Cor 1. 26 – 31:

Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobre que são chamados. Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes. E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são.
Se Deus ti chamou, não importa a tua origem, se tu és de família rica ou pobre, se da periferia da cidade ou não. Deus não se importa com isso. Pois, afinal, todos têm uma única origem. Deus! Aleluia!

2. Não apenas crer na doutrina da santidade como um atributo de Deus ou como uma conseqüência da redenção em Cristo. Os obreiros e pastores pentecostais buscam refletir a santidade de Deus em suas vidas. O verdadeiro obreiro pentecostal faz questão de ser reconhecido como homem de Deus não pela sabedoria intelectual ou pela quantidade de diplomas. Ele é reconhecido pelos seus atos e pelas suas obras. Ele busca refletir a luz de Deus, a santidade de Deus e glória de Deus. Foi Jesus que disse: “Assim resplandeça a vossa luz adiante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifique o vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.16)
Assim como o espelho reflete a nossa imagem, revelando como estamos, o crente, especialmente os líderes, devem refletir a imagem de Deus, revelando sua santidade, sua pureza e seu poder. O mundo vai ver Jesus pelas nossas vidas. Pelas nossas obras.
Você está refletindo Deus? As pessoas da igreja e do mundo conseguem ver Jesus pela sua vida? Uma pregação por meio de palavras dura em torno de meia hora. Mas a pregação por meio de nossas vidas dura para sempre. Por isso que Paulo deu o seguinte conselho ao jovem líder Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza” (I Tm 4. 12)
Seja um testemunho vivo de Cristo por meio de seu exemplo de santidade, pensado os pensamentos de Deus e querendo o que Deus quer. John Brown, teólogo suíço, disse que “santidade consiste em pensar como Deus pensa e querer o que Deus quer”. E é verdade. Pois temos a mente de Cristo (I Cor 2. 16).

3. O líder pentecostal sabe que antes de tomar qualquer medida, de fazer alguma reunião, de tomar alguma decisão, de falar alguma palavra, se deve orar. O obreiro pentecostal não pode ser precipitado em nada. Ele não se aflige com facilidade nem demonstra fraqueza adiante dos grandes problemas do dia a dia e da igreja. Ele sabe que foi chamado para ser parceiro de Deus. E como parceiro de Deus ele anda com Deus e fala com Deus. Ele tem uma vida de comunhão com Deus por meio da oração. A oração é coisa mais importante de nossas vidas. Pois quando nada mais resolve, a oração tem a solução. Aleluia!
Diz que Seymour não pregava muito, mas orava bastante. Nos Cultos sua pregação era de 15 a 30 minutos, e passava a maior parte do tempo, sentado no púlpito de madeira, com as mãos no rosto, intercedendo e orando. Em quanto isso Jesus curava, batizava e salvava. No grande congresso mundial das Assembleias de Deus no Brasil, 1998, David Cho disse que orava 4 horas por dia. Diz que Canuto de Lima só saia do quarto depois que Deus lhe revelava a mensagem por meio da oração.
Meus amados, nós precisamos de fato de uma vida de oração. Estamos fingindo que estamos orando. Muitos obreiros, mesmo no período da oração da igreja, não oram e igreja ver isso. Ficam no púlpito sentado, outros na secretaria, outros conversando, se ocupando com coisas fúteis.
Mas o que Deus disse a Salomão é válido para essa geração de crentes e líderes: “e se meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (II Cr 7. 14).
Não basta dizer que é de Deus e chamar pelo seu nome. Não basta apenas ter recebido a consagração e ter títulos. É necessário orar e se humilhar perante ele. Pois uma das principais razões do sucesso do obreiro está nos joelhos.

4. O líder pentecostal geralmente não é um grande conhecedor de Teologia, mas tem uma profunda intimidade com a Bíblia. Eles não lêem muitos livros, mas costumam ler a Bíblia. Pastor Cícero Pedro disse que já leu a Bíblia mais de 80 vezes. O Pastor João Frei disse que costumava ler a Bíblia duas vezes por ano. Ainda não sou como um deles, só li a Bíblia toda, três vezes. Mas independentemente disso, temos que meditar na Bíblia diuturnamente. O Salmo primeiro diz: “antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite
A Bíblia é a nossa bússola, nossa regra de fé e prática. Tudo que precisamos saber está nela. Aleluia.
A diferença do obreiro pentecostal para os demais, é que os outros até sabem o que a Bíblia diz, mas o obreiro pentecostal sabe onde ela diz, onde está escrito. Ele tem uma prática que é muito boa: decora versículos. Isso é bom. Uma prática esquecida por muitos. Às vezes fico admirado com as pregações do Pastor Cícero Pedro. Ele costuma citar de cor nada menos que 10 versículos.

5. Por fim, sem dissecar o tema, o líder pentecostal fala em línguas. Até pelo fato que ele só pode ser obreiro se for batizado com o Espírito Santo. Ele deve ser uma pessoa cheia do Espírito. David Cho disse que fala em línguas todos os dias. Todos os dias os crentes deve ser renovado no poder de Deus. Em II Cor 4.16 está escrito: “não desfalecemos; mas ainda que nosso exterior se corrompa, contudo o nosso interior se renova de dia em dia. Ou seja, temos que ser renovado todos os dias. Todo culto é uma oportunidade de renovação, de falar em línguas.
Têm obreiros pentecostais que não mais são pentecostais. Não tem mais fervor, não tem mais fogo, não tem mais graça. Não tem mais poder. Os olhos estão secos, a boca está travada, o coração está gelado.
Mas receba renovo de Deus. Não deixe o tempo apagar a chama do teu coração. Não deixe que os títulos  e as posições sejam um impedimento de cultuar com graça no meio dos irmãos. Se renove, fale em línguas sempre. A Bíblia diz em I Cor 14. 4: “o que fala em línguas estranhas edifica a si mesmo”.

Para darmos continuidade a essa grande obra, precisamos ter o traço da humildade, o traço da santidade, o traço da oração, intimidade com a Palavra de Deus, ser renovado com o poder do Espírito Santo todos os dias. Seja o retrato perfeito daquilo que Deus planejou para você.




Nenhum comentário:

Postar um comentário