Seguidores

sexta-feira, 23 de junho de 2017

A FOME DA ALMA


Alimente-se da Palavra de Deus.

Não só de pão viverá o homem, 
mas de toda palavra que sai da boca de Deus (Mt 4. 4)

Pr. Joventino Barros Santana

Resultado de imagem para imagens de pãesMuitas pessoas estão alimentando a sua alma com o lixo do mundo, com reportagens de violências, com filmes pornográficos, com novelas, com as notícias mentirosas, com livros heréticos, com artigos de pessoas sem compromisso com Deus e com a humanidade e com as besteiras das redes sociais. Por essa causa suas almas estão doentes, suas mentes estão perturbas e seus corações estão obesos, pesados e fracos.
Mas o pão de Deus para nossa alma é sua Palavra. Para o homem viver plenamente não necessita apenas de pão, sua alma precisa ser alimentada diuturnamente com a mensagem de Deus. Jesus disse: “não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4. 4; Lc 4. 4). O corpo físico como veio da terra depende do que a terra produz. Depende do fruto da terra. O nosso corpo é terra e nos alimentamos da própria terra. Mas a nossa alma veio das narinas de Deus, veio por meio do sopro de Deus, logo a nossa alma para ter vida plena depende de se alimentar do que sai da boca de Deus. Depende de sua Palavra. E é isso que Jesus está dizendo para o próprio Satanás, que procura a todo tempo, convencer ao ser humano que ele é apenas um amontoado de células, que para viver bastam pão e água.  Mas o ser humano é um ser físico e espiritual, dotado de corpo, alma e espírito (I Tss 5. 23), que para viver não precisa apenas trigo e líquido. Ele necessita muito mais que isso.  Ele precisa principalmente do que sai da boca de Deus (Dt 8. 3). Todas as pessoas são carentes do pão celestial.
Resultado de imagem para imagens de bíbliasPor isso que quem rejeita a Palavra de Deus está rejeitando a própria a vida. A Palavra de Deus é uma mensagem de vida, mas quando rejeitada, é um aviso de morte (Dt 30. 15 – 20). Rejeitar a Palavra de Deus implica em rejeitar o próprio Deus. Rejeitar a Palavra de Deus implica em ser rejeitado pelo próprio Deus. Foi o que Samuel disse para Saul: “porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também rejeitou a ti” (I Sm 15. 23) Quando não buscamos conhecer sua Palavra e experimentar do seu poder estamos fadados ao pecado e consequentemente, a morte (Mt 22. 29; Rm 6. 23). Aos poucos, nossa alma vai morrendo de fome e de sede, não sede de água e fome de pão, mas sede e fome de ouvir a Palavra de Deus (Am 8. 11, 12).
E é isso que está ocorrendo, embora a Palavra de Deus esteja completamente á nossa disposição, facilmente accessível, as pessoas não estão se alimentando (Dt 30. 14; Rm 10. 8). Em nossos cultos, se vacilarmos, há apenas louvores e louvores desordenadamente, nada de oração e pouquíssimo tempo para a mensagem da Deus. Alguns estão apenas fazendo pequenos lanches da Palavra, não mais suportam a sã doutrina e a plena exposição das Escrituras. E a maioria absoluta dos homens e das mulheres do mundo não se alimenta do pão celestial. Por causa disso, são pessoas enfermas emocionais, morais e espiritualmente. No lugar de vida reina a morte, no lugar de paz impera a violência, no lugar da alegria, tristeza sem fim, no lugar da santidade, pecado e no lugar do bem, só maldade.
Mas a Palavra de Deus é poderosa para purificar os homens e as mulheres de suas maldades e de seus pecados, santificando corpo, alma e espirito, eliminando todas as impurezas morais, regenerando o ser humano, fazendo-o uma nova criatura para Deus (Tg 1. 18; I Pd 1. 23). Jesus orou a favor de seus discípulos: “santifica-os na verdade e tua Palavra é a verdade” (Jo 17. 17). Um pouco antes ele disse: “vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (Jo 15. 3). O escritor do salmo 119 já tinha essa consciência do poder santificador da Palavra de Deus, razão pela qual ele disse: “escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti” (Sl 119. 11). Ele sabia que a Palavra de Deus é poderosa para purificar os nossos caminhos. Aliás, guardar a palavra de Deus no coração, vivendo suas verdades, é a única forma nos mantermos puro neste mundo corrupto e atolado pelo pecado (Sl 119. 9).
A palavra de Deus também é poderosa para cura nossas emoções e nossos sentimentos. As suas doutrinas, gotejadas diariamente, nos proporcionam saúde sentimental e equilíbrio emocional. Ela é poderosa para sarar nossos corações dos ressentimentos, das amarguras, das angustias e das ansiedades. Ela livra nossa alma da ruina e nosso interior da demolição. Escreve o salmista: “enviou sua palavra e os sarou, e os livrou da sua destruição” (Sl 107. 20). Ela é luz para o nosso caminho e lâmpada para os nossos pés (Sl 119. 105). Ela ilumina nosso entendimento (sl 119. 130), aquece nosso coração e acede chama de uma vida plena (Lc 24. 32). Quem tem a Palavra de Deus deposita e guardada em seu coração, vivendo em seus eternos princípios, tem alegria e prazer em viver e vive feliz. Pois a Palavra é uma fonte inesgotável de alegria. Ela é doce como mel (Sl 119. 103). Ela viva e eficaz. Ela é como espada de dois gumes, penetra até a divisão da alma e do espirito, perpassa pelas juntas e medulas do nosso corpo e discerne os pensamentos e as intensões dos corações (Hb 4. 12).
A Palavra é uma fonte de vida. Moisés, já encerrando o Pentateuco, no seu último cântico, escreve: “Porque esta palavra não é vos é vã; antes é a vossa vida, e por esta mesma palavra prolongareis os vossos dias na terra” (Dt 32. 47)  A vida eterna emana da Palavra de Deus. Ninguém pode alcançar a vida eterna divorciado das verdades divinas. Ninguém pode ter vida se não obedecer aos princípios eternos da Palavra de Deus (Jo 5. 39). Mas sua ação não se restringe apenas no campo da eternidade, ela alcança nossa vida física, prologando nossos dias na terra, assegurando saúde espiritual, emocional e física. A Palavra de Deus proporciona longevidade. Longevidade com prazer, com paz e alegria celestial. Leia rapidamente estes versículos:
ü  Sl 1. 2: Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
ü  119. 16: Alegrar-me-ei nos teus estatutos, não me esquecerei da tua palavra.
ü  Sl 119. 92: se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia.
ü  119. 111: Os teus testemunhos tenho eu tomado por heranças para sempre, pois são o gozo do meu coração.
ü  119. 143: Aperto e angústia se apoderam de mim, não obstante, os teus mandamentos são o meu prazer.
ü  Jr 15. 16: Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração.
Não deixe de se alimentar da Palavra de Deus. Leia as Escrituras todos os dias, medite em suas verdades diuturnamente, busque sempre ouvir a mensagem celestial, examine cuidadosamente os sagrados textos da Bíblia, memorize os seus versículos e nunca se esqueça dos princípios e das orientações de Deus revelados em sua Palavra.  Alimente-se do maná celestial e seja sarado. Aleluia!


Texto extraído do Livro Cura Interior; Saúde da Alma, do Pastor Joventino Barros Santana. 

2 comentários:

  1. Ótima explanação da santa palavra de Deus. Que o Senhor continue lhe usado para edificação da sua amada Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado meu amado pastor. O seu reconhecimento é um grande incentivo

    ResponderExcluir