Seguidores

sexta-feira, 24 de maio de 2013

A EXCELENCIA DO MINISTERIO

Resumo do Livro
A Excelência do Ministério

TOLER, Stan. A Excelência do Ministério: orientações práticas para o pastorado. 2ª impressão. CPAD. Rio de Janeiro, 2011.
Stan Toler, doutor em divindade pela Southern Nazarene University, é um pastor pentecostal dos EUA, que depois de quatro décadas servindo a igreja em Ohio, na Flórida, Tennessee e Oklahoma, foi escolhido em 2009, como superintendente geral de sua denominação. Também, por muitos anos, foi vice-presidente do Instituto de Liderança John C. Maxwell INJOY, ministrando seminários para igrejas e líderes. Ele já escreveu mais de 70 livros.
Entre seus livros, está essa preciosa coletânea de 75 pérolas, que mostra o labor, a importância e a nobreza do ministério pastoral em nossos dias. São 75 capítulos, de fácil leitura e compreensão, pois o autor descreve e argumenta com facilidade a lida de quem se dedica ao ministério.  Lendo cada um dos capítulos, distribuídos em seis partes, parece que os pequenos textos de Toler são a nossa própria história.
Primeiramente, e não podia ser de outra forma, ele inicia escrevendo acerca do nosso crescimento pessoal, dando ênfase ao caráter. Na segunda parte, como continuidade da primeira, o autor disserta sobre a vida familiar do ministro do evangelho, ressaltando sobre a importância de um saudável relacionamento dentro do lar. Em seguida, ele fala sobre as atividades do dia-a-dia do pastor, como por exemplo: realização dos cultos, cerimônias de casamentos, de culto fúnebre, de noivado, de visitas, de aconselhamentos e etc. Na quarta parte, ele fala sobre liderança, argumentando sobre a habilidade que o pastor deve ter de liderar as equipes dentro da igreja, influenciando a voluntariedade dos membros. Na quinta divisão do livro, escreve sobre treinamento. O pastor deve sempre está treinando pessoas para assumirem funções dentro da igreja, para desenvolverem os trabalhos com eficiência. Na sexta parte, finalizando com o tema da comunicação, ele convence que o pastor não pode descuidar dessa importante área ministerial, pois parte de sua atividade pastoral depende intensamente da capacidade de se comunicar.
O livro, que segundo o próprio Toler, é fruto do que ele aprendeu no campo e no calor da competição, tem como objetivo macro, torna os lideres, especialmente os pastores, em pessoas mais eficazes e apaixonadas pela sua vocação ministerial, buscando desenvolver suas atividades com eficiência, levando as pessoas a serem o melhor para Deus. O seu ponto máximo é a excelência. Ele mesmo escreve: “fiquemos satisfeitos com nada menos que a excelência”.
Resumido pelo Pr Joventino B. Santana.
OBS: pretendo resumir o livro todo, capítulo por capítulo. Ore por mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário