Seguidores

sexta-feira, 31 de maio de 2013

COMO REFLETIR A SANTIDADE DE DEUS? , ASSEBMBLEIA DE DEUS, JEQUIÉ


Refletindo a Santidade de Deus
(Resumo do 3º capítulo de A Excelência do Ministério)
 
Assim como o espelho reflete a nossa imagem, revelando como somos. O crente, especialmente o ministro do evangelho, deve refletir em sua vida a imagem de Deus, mostrando que Deus é verdadeiramente santo, puro e perfeito.
No Antigo Testamento, a santidade de Deus é vista na majestade temerosa e inabalável do trono, na sarça ardente e na Arca da Aliança. No Novo Testamento, ela é vista na vulnerabilidade da manjedoura, na cruz e na sepultura.
Mas essa santidade deve ser vista, sobretudo, na vida de seus ministros. “Porque está escrito: Sede santos, porque eu sou santo”. Neste aspecto, assim como Deus é, devemos ser. Deus jamais poderia ser como nós – pecadores. No entanto, pela fé em seu Filho Jesus Cristo, pela ação purificadora do Espírito Santo e por causa do que Ele é nos convida a ser como Ele – santo.

Retoricamente, pergunta Stan Toler: “Como refletir a santidade de Deus”?
Inicialmente, a santidade divina é refletida quando rejeitamos veementemente o pecado. Santidade é aversão ao pecado desde sua forma mais grosseira a mais refinada, tanto o oculto como o abertamente praticado. João escreveu: “Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu”. (I Jo 3. 6).
Por outro lado, a santidade de Deus é refletida no amor incondicional pelas pessoas, especialmente pelos fracos, excluídos e pecadores. Deus não aceita o pecado, mas sempre está pronto para perdoar os arrependidos. Logo, semelhantes a Deus, devemos ter um coração inclusivo e perdoador. O que não significa de forma alguma aceita o pecado. 
Mas Há pessoas na igreja que confundiram uma coisa com a outra, e se tornaram apressadas demais para punir e para excluir as pessoas. Em vez de rejeitarem a ação equivocada ou pecadora, terminam rejeitando as pessoas. Ainda não aprenderam a amar e a valorizar as almas. Estão mais dispostas para condenar e excluir que ter a ação divina de perdoar, incluir e auxiliar os outros em suas fraquezas.
Mas a santidade de Deus é refletida também no sacrifício pelo bem-estar dos outros. Quando refletimos a santidade de Deus colocamos de lado o egoísmo em pró das demais pessoas. Escreveu Paulo: “andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave”.  (Ef 5. 2).
Pense nessa frase de John Brown: “Santidade consiste em pensar como Deus pensa e querer como Deus quer”.

Pr. Joventino Barros Santana.

Obs.: neste resumo houve acréscimo por minha parte. Mas o texto continua retratando o pensamento do autor do livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário