Seguidores

quinta-feira, 15 de maio de 2014

DEZ DICAS PARA VISITAÇÃO EM HOSPITAIS

Dez dicas para visitação em hospitais

(Resumo do 35º capítulo de A Excelência do Ministério)

1.    Inteire-se da normas do hospital. O espirito de consideração ás normas do hospital formará uma impressão boa tanto a respeito de quem visita quanto da igreja. Quando as normas não são acatadas influencia negativamente, fechando as portas para futuras visitas.
2.    Conheça o paciente. Procure saber sobre quem é o paciente, porque ele está hospitalizado, qual é a doença, qual sua gravidade e qual é o tratamento e como está sendo tratado. Esses conhecimentos evitam observações inapropriadas.
3.    Visite em hora apropriada. Em alguns hospitais as visitas tem horários estipulados e outros, não. Mesmo aqueles que os horários das visitas são livres, é recomendado que se faça as visitas pelo período vespertino. Pois, geralmente, pela manhã, ocorre a mudança de curativos, limpeza de quarto, banho e exames etc.
4.    Vista-se adequadamente, com elegância e com decoro. A roupa pode ser informal, mas é preciso asseio e limpeza. Pois o ministro do evangelho é um embaixador do Reino de Deus.  
5.    Concentre-se no paciente. No momento da visita é comum o paciente está acompanhado com alguém da família ou com os familiares, mas não deixe que eles retirem sua atenção do paciente. Sua visita é para o hospitalizado. Sua palavra de conforto deve ser dirigida principal para o paciente. Claro que se deve considerar os familiares. Mas atenção deve está centralizada em quem você foi visitar. Também é bom lembrar que a visita não é o momento de falar de problemas da igreja. A sua atenção deve estar voltada para a condição física do paciente, procurando trazer-lhe uma palavra de conforto.
6.    Laia a Bíblia e ore pelo processo de cura. A melhor palavra é a Palavra de Deus. Ela tem poder de confortar as nossas almas, dando nos um novo horizonte, mesmo nos momentos mais sombrios de nossas vidas. Melhor que ouvir o paciente, é falar com Deus acerca do paciente. Pois a oração da fé tem poder para curar os enfermos.
7.    Não faça um diagnóstico ou prognóstico. Não cabe ao pastor ou quem visita fazer uma avaliação médica. A opinião sobre a doença e seu tratamento deve ser mantido com você.
8.    Seja educado com os profissionais de saúde. Uma atitude positiva e respeitosa com o pessoal do hospital é útil para igreja e para o evangelho.
9.    Inclua companheiros de quarto na visita. Fale também com os demais paciente que estiverem no quarto. Leia a Bíblia também para eles e os inclua na oração.
10. Seja breve. O período ideal de uma visita hospitalar gira entre dez a quinze minutos. Portanto é recomendável evitar as longas conversas. O importante não a quantidade de tempo, mas a sua presença, o seu interesse pelo paciente. Fale com o paciente, dirija sua palavra de conforto, leia um texto bíblico, faça uma oração e depois despede e saia do quarto.  


Pr. Joventino Barros Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário