Seguidores

sábado, 16 de fevereiro de 2013

10 Conselhos aos Jovens

10 conselhos aos jovens
A Bíblia Sagrada tem muito a dizer á juventude. Só para você ter uma idéia: o termo jovem ocorre nas Escrituras 63 vezes, sendo 47 no Antigo e 16 no Novo Testamento. Já o termo no plural (jovens), ocorre 94 vezes. 86 no Velho Testamento e 8 no Novo. Totalizando os termos (jovem, jovens), são 157 referências.  
Ainda é importante lembrar, que há outras palavras relacionadas com os jovens nas Escrituras, como por exemplo: mocidade, moço, rapaz, juventude, donzela etc. Veja o quadro a baixo:
Jovem
63
Jovens
94
Mocidade
62
Moço
89
Moços
32
Moça
36
Moças
20
Donzela
8
Donzelas
8
Rapaz
5
Rapazes
7
Juventude
3


Total
428


São mais de 425 referências bíblicas diretas á mocidade[1]; sem contar os diversos exemplos de jovens como José de Egito, Samuel, Davi, Daniel e tantos outros.  Só por estes dados, já se percebem a importância da juventude na história sacra, na igreja do Senhor e na sociedade de um modo geral. A juventude não é o futuro, é o presente.
Mas o que é ser jovem?
De acordo com antiga cultura judaica, a parir dos 12 anos de idade, a pessoa já era considerada jovem, responsável pelos seus atos perante a lei de Deus. A criança ia estudar aos sete anos nas sinagogas. Durante cinco anos estudava a lei de Deus, gramática, geometria e matemática. Aprendia a ler e escrever. E aos doze anos havia uma espécie de formatura no templo em Jerusalém[2]. Jesus, por exemplo, passou por esse período (Lc 2. 42 – 47). E aos 20 anos, apesar de ainda ser considerado jovem, já estava preparado para guerra. (Nm 1. 3).
Ser jovem é sinônimo de disposição, força, sonhos, alegria, ânimo e projetos (Pv 20 29). Ser jovem cristão, não é ser uma pessoa triste, sem alegria, vivendo isoladamente. Ser um jovem cristão é ser feliz, viver a vida como deve ser vivida, com responsabilidade, na presença de Deus e com alegria (Ec 11. 9 – 10).
Veja pelos 10 conselhos aos jovens na Bíblia:
1.   Que os jovens devem lembrar-se do seu criador antes da velhice
Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venham a dizer: Não tenho neles contentamento ( Ec 12.1).

2.   Que os jovens devem purificar-se conforme a Palavra de Deus
Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti (Sl 119. 9 – 11).  

3.   Que os jovens devem ser sábios
Melhor é o jovem pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que se não deixa admoestar (Ec 4. 13).

4.   Que os jovens devem alegrar-se
Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegra-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe,porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade (Ec 11. 9,10).

5.    Que os jovens devem ter visões
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões (Jl 2. 28).

6.   Que os jovens devem ser moderados
Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados (Tt 2. 6)

7.   Que os jovens devem ser sujeitos aos anciãos
Semelhantemente vós, jovens, sede sujeitos aos anciãos; e sede todos sujeitos uns aos outros e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (I Pd 5. 5)

8.   Que os jovens devem fugir das paixões
Foge, também, dos desejos da mocidade; segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor (II Tm 2.22).  

9.   Que os jovens devem vencer o maligno
Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos, escrevi, filhos, porque conhecestes o pai. Eu vos escrevi,pais,porque já conhecestes aquele que é desde o princípio.eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós,e já vencestes o maligno (I Jo 2.13, 14).

10.               Que os jovens devem ser renovados
Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão. Mas os (jovens) que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como de águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão (Is 40. 30,31).

Estes são pelos dez grandes conselhos selecionados da Bíblia para todos os jovens, em qualquer época e de qualquer lugar. São conselhos atemporais, que servem para os moços e para as maças de todas as culturas.  


[1]Extraído da Concordância Bíblica Exaustiva Joshua.  
[2] Por isso que, mesmo antes Cristo, já no tempo de Moisés, com educação familiar, em cumprimento a Lei de Deus, não poderia haver entre os judeus analfabetos (Deuteronômio 6.6 – 9). No inicio da nação, as crianças eram ensinadas pelos pais. Depois, com a criação das sinagogas, as crianças eram educadas formalmente durante cinco anos pelos doutores da lei. O certo é que no tempo de Cristo já não havia analfabetos entre os judeus. Talvez por isso que este povo sempre conseguiu influenciar o mundo e ás ciências.

2 comentários: