Seguidores

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

DISCURSO DE POSSE DO PR JOVENTINO NA AD NO JEQUIEZINHO



Quero começar citando as palavras do apóstolo dos gentios, Paulo, em I cor 15. 57, 58: “Graças a Deus, que nos a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”.  
Posso dizer que sou uma pessoa vitoriosa. Vitoriosa porque Jesus mim salvou e mim deu a vida eterna mediante a sua graça. Posso dizer que hoje é uma data especial, um privilégio de poucos, torna-se o pastor dessa admirável congregação. Essa é uma data que eu jamais vou esquecer. Na minha vida há algumas datas que não esqueço, como por exemplo:
Ø  A data do meu nascimento: 29 de maio de 1978. Bem verdade, que  lembro-me de nada acerca desse dia. Não lembro, sinceramente, como foi meu nascimento, o que ocorreu, como estava o dia, se claro ou nublado. Mas, contaram-me que eu nasci nessa data e meus pais mim registraram. Então escreva essa data ai: 29 de maio.
Ø  O dia do meu nascimento para fora do mundo, para o reino de Deus: 18 de junho de 1992. Ah, essa data lembro-me muito bem. Foi um domingo à noite. A igreja estava cheia, os cânticos foram avivados e a mensagem foi sobre a mulher do fluxo de sangue. Lembro-me quando levantei a mão e fui à frente. Foi um dia maravilhoso demais. Depois da oração, senti-me leve, e uma indescritível paz tomou conta do meu coração. E essa data ainda se torna mais importante, porque é dia do aniversário da assembléia de Deus no Brasil.
Ø  Data da minha consagração ao diaconato. 10/12/2001. Fui diácono e busquei servir com muita alegria. Até hoje tenho saudade desse período maravilhoso. Apesar de ser pastor, ainda exerço com muita alegria o diaconato. Ainda, vez por outra, fico na portaria da igreja, sirvo a Ceia do Senhor e se possível ainda arrecado ofertas no culto.
Ø  A data do meu casamento com minha amada esposa: 21 de dezembro de 2002. Fiz dez anos de casado agora, em 21 de dezembro de 2012. Estou tentado seguir arisca o conselho de Salomão: “goza a vida com a mulher de tua mocidade”. Aleluia.
Ø  O dia do ingresso na bicentenária família miliciana: 10/03/2003.
Ø  Data da consagração ao presbitério da igreja. 18 de setembro de 2005. Nos 60 anos da Assembléia de Deus em Jequié.
Ø  O dia que me tornei pai. 29 de dezembro de 2005.
Ø  A data que tomei posse da congregação do Cansanção, em 16 de março de 2006. Ali foi o selo de meu ministério. Ali, de fato, a minha chamada para pastorear foi confirmada e não tive mais dúvida.
Ø  Em 5 de dezembro de 2009  fui consagrado a ministro de evangelho pela CEADEB (Convenção Estadual das Assembléias de Deus na Bahia).
Ø  Em 2 de janeiro de 2011 tornei-me pastor da congregação da qual eu nasci,cresci e aprendi a ser crente e a servir o Reino de Deus. Foram dois anos que fiz tudo que estava ao meu alcance para servir aquele rebanho.
Ø  Ainda, Deus mim deu outros privilégios, que me deixa eternamente grato. Como ser vice da igreja por cinco anos; dirigente da Urbis IV por seis meses. Foram seis meses de muito trabalho e muita benção de Deus. Concluir em 2006, o curso de Bacharel em Teologia, pelo Instituto Gamaliel de Teologia e Filosofia. Em 2009, graduei em Filosofia, Pela Faculdade Batista Brasileira em Salvador. E, em 2011, terminei minha Licenciatura em Pedagogia, pela Faculdade de Ciências Educacionais.  
Ø  São datas especiais. Mas, também, já tive datas que mim fizeram chorar. Como o dia que perdi minha querida mãe para o câncer em 15 de junho de 2009. E o dia, que inesperadamente, pela madrugada, recebi a notícia que meu pai partiu para só voltar na ressurreição. Era 05 de janeiro do ano passado, 2012.
Assim, posso parafrasear o apóstolo Paulo: “aprendi a viver em toda e qualquer situação, sei está humilhado e sei está honrado; posso está alegre ou triste. Posso todas as coisas naquele que mim fortalece”.     
Mas hoje é uma data especial. Estou tendo a honra, de como pastor, está sendo doado por Deus para essa igreja. Porque Deus não dá igreja a pastores, simplesmente porque a igreja pertence a Ele. A igreja é uma propriedade exclusiva de Deus. Ela foi comprada por um alto preço, pelo sangue de seu Filho Jesus Cristo, derramado na cruz. Mas Ele dá pastores á sua igreja.  E eu estou sendo dando a vocês. Por isso que peço: cuide bem de mim e vou procurar o máximo fazer o melhor. Pois a minha responsabilidade é muito grande. Cuidar da igreja de Deus.
Essa responsabilidade aumenta, porque também por aqui passaram diversos homens de Deus, que com muito afinco trabalharam convosco construindo e pastoreando essa linda congregação de crentes. Entre eles, estão: o Pr Eduardo Ribeiro, Pr. Elias Pedro, Pr. Antonio Angelo, Pr. Edilson Costa, Pr. Alexandro e por último, o Pr Joselito. Cada um deles, chamados por Deus, designados pela direção da igreja, fizeram coisas semelhantes, como: ensinar, pregar, exortar, aconselhar, visitar e corrigir, com seus diferentes estilos. Tenho a certeza, que cada um deles procurou exercer seu papel e cumprir sua missão da melhor forma possível. E junto com cada um de vocês, construiu a vossa própria história. O que somos hoje é produto dessa história, construída com lágrimas e com orações.
Sou abençoado, porque agora passo a fazer parte dessa linda história. Eu vim simplesmente para dá continuidade. Aqui, por certo, vou pregar, ensinar e exortar, e se preciso repreender e sempre que puder, estarei visitando os lares dos irmãos, como faziam os apóstolos.
Não vim para ser servido, mas para servir. Para servir o Reino de Deus e ver seu crescimento. Para isso, é preciso muito, mais muito trabalho e oração, e mais oração, para que a unção de Deus possa se manifestar em nossas vidas.
Eu não posso fazer esse trabalho sozinho. Sinto muito em dizer: ninguém pode fazer nada sozinho. O reino de Deus, que eu e você faz parte, precisa de cada membro do corpo de Cristo. Cada membro tem a sua importância. Não existe crente de banco, existe crente membro do glorioso corpo de Cristo. E para o corpo funcionar bem, todos os membros precisam estar saudáveis e trabalhando bem. Cada um dos irmãos é um saldado do exército de Deus. Então, quero dizer, que vim para ser mais um, vim para somar. Como disse Madre de Calcutá: “Sei coisas que você não sabe; você sabe coisas que eu não sei, então juntos, podemos fazer grandes coisas para o reino de Deus”.
Sim, senhoras e senhores. A obra de Deus só pode ser feita por cada um de nós. Se nós nos unirmos em um só propósito, se o Salmo 133 cumprir em nossas vidas, iremos influenciar esse bairro. Iremos ganhar almas para Cristo. Haverá curas, libertações e muitos novos convertidos batizados com o Espírito.
O nosso lema será: união, unção, trabalho e alegria.
Ø  União; porque sem união, não há vitória concreta e nem avanço satisfatório.
Ø  Unção; porque só por meio da unção podemos vencer as forças contrárias das trevas contra o Reino de Deus.
Ø  Trabalho; porque o que ajunta a forçado do trabalho terá prosperidade.
Ø  Alegria; porque alegria do Senhor é a nossa força. 
E as bênçãos de Deus estarão sobre as nossas vidas. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário