Seguidores

sábado, 26 de outubro de 2013

COMO AUMENTAR A FREQUENCIA DE SUA CLASSE

1. Dê aula com conhecimentoMas não se apresente aos seus alunos como uma “enciclopédia”, que sabe de tudo; mas como alguém que é apaixonado pelo conhecimento da Palavra de Deus, que pesquisou e estudou e se preparou para dá a aula. Sem conhecimento prévio do assunto não há como dá uma aula com segurança e a consequência será a falta de interesse dos alunos e sua ausência das aulas seguintes. Para aumentar o conhecimento é importante que se obedeça o conselho de Paulo a Timóteo: “persista em ler” (I Tm 4.13).   
2. Dê aula com dinamismoA aula deve ser transmitida com emoção. Fale com se estivesse dando a última e melhor notícia do mundo. Tenha sempre um sorriso no rosto, pois alegria do Senhor é a nossa força. 
3. Acompanhe a frequência dos alunos individualmente. O professor precisa saber quais foram os alunos que faltaram em sua classe. É por isso que tem a caderneta de chamada para o professor saber quem estava ausente. Esse acompanhamento pode ser feito com uma visita, por meio de um email, de um telefonema ou nos próprios cultos. Dizer ao aluno que sentiu a falta dele é uma ótima forma de motivá-lo para não faltar no próximo domingo. 
4. Procure sabe quem na igreja poderia fazer parte de sua classe que ainda não faz, e convide-o. A EBD é para toda a família. Pois a ordem de Deus é ensinar a todos, até os descrentes (DT 31. 12). Contudo nem todos os membros da igreja participam. Sem contar que muitos novos convertidos ainda não são alunos. Por isso que o professor precisa ficar atento e convidar sempre essas pessoas para fazerem parte da sua classe na EBD. 
5. Desperte sempre a curiosidade de seus alunos, com interrogações que incitem a querer descobrir, saber e pesquisar. Já dizem os pensadores que não são as repostas que movem o mundo, mas as interrogações. E curiosamente, as perguntas são sempre as mesmas; as respostas que são diversas. Ai entra outra coisa que desperta a curiosidade: o contraste das respostas. 
 6. Ore sempre pelos seus alunosA oração é importante em tudo, sobretudo para exercer o magistério cristão. O nosso objetivo não é apenas informar ou formar. Mas transformar e renovar a mente pelo poder da Palavra de Cristo (Rm 12. 1,2). 
7. Avalie sempre sua classeComo está a participação, a motivação e a frequência? Houve diminuição de uma semana para outra, de um trimestre para outro? 
8. Em fim, no momento da aula, concentre-se nos que estão presentesSão eles que estão ali para lhe ouvir. São eles que venceram os obstáculos, acordaram cedo, deixaram almoço sem fazer, só para assistir mais uma aula ministrada por você. Valorize a presença de cada um deles.
Pr. Joventino Barros Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário