Seguidores

terça-feira, 15 de outubro de 2013

COMO CUIDAR BEM DOS FILHOS?

(Resumo do 15º capítulo de A Excelência do Ministério)


Segundo Stan Toller cuidar da família é a maior prioridade depois de servir a Cristo. Pois a família é o maior patrimônio da sociedade. É a base da construção do caráter e da vida. Quando a família vai bem, as demais coisas se harmonizam.


Por isso que Conselho do autor supracitado para os pastores e pregadores é que, “antes de preocupar-se com a mensagem de domingo ou com a média de freqüência, gaste tempo necessário para ser um cônjuge amoroso e um pai dedicado”. Ele crava: “os filhos precisam muito mais de você que a igreja”.
Os filhos dos pastores e dos membros das igrejas estão divididos em dois grupos: os que amam a igreja e o ministério, permanecendo aos pés de Cristo; e os que se rebelaram contra a igreja e se desviaram do evangelho.
Sabemos que cada pessoa é responsável pelas suas escolhas. O fato de alguém ser educado nos princípios cristãos, não garante definitivamente que será um crente. Pois a fé é uma escolha. Mas não podemos negar que a vida familiar tem grande influencia na vida dos filhos. Esse influencia começa dentro de casa. O lar deve ser um lugar de paz e de refúgio. Deve ser um lugar de graça e de gratidão. Deve ser um lugar proteção e segurança.

Mas como transformar o lar em um porto seguro para os filhos?

ü Esteja disponível aos seus filhos. As recordações mais importantes para seus filhos são as vezes que você passou com eles. Pois a pessoa mais importante para eles é você. Você é o herói deles. Então reserve um tempo para está com eles. Eu mesmo costumo sempre brincar de futebol com o filho.

ü Deixe os problemas da igreja na igreja. Ao chegar em casa não fique comentando com seus filhos os problemas da igreja e do ministério. Até mesmo pelo fato que eles não vão resolver. Comente sobre outros assuntos, de preferência aqueles que são do interessem deles e que geram edificação. Não permita que os problemas da igreja invadam seu lar.

ü Desligue o celular nos momentos de lazer com a sua família ou deixe no “vibrar”. Depois, se a ligação for importante e de urgência, retorne. Os seus filhos e seu cônjuge merecem um momento especial com você.

ü Entretenha seus filhos com as atividades da igreja e com as pessoas de influencia e positivas. Mostre a eles o lado da igreja.

ü Tire fotos. Toda criança gosta de olhar fotos. Registre os momentos bons de sua vida. Pois são recordações que fortalecerão os laços familiares.

ü Tire folgas para passa um dia com os filhos e com seu cônjuge. É bom para você e para os seus.

ü Em fim, ame o seu ministério e seu trabalho. O maior fator na satisfação de seus filhos é atitude que você dá a vida, ao ministério e ao seu trabalho. Tenho sempre ensinado que devemos ter uma atitude gratidão. Mantenha renovado o amor pelo que faz e seus filhos também amarão.

Melhor que viajar é voltar para casa. Melhor que ter uma casa é ter um lar.  
Pr. Joventino Barros Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário