Seguidores

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PROSPERANDO EM MEIO A ADVERSIDADE


(Resumo do 12º capítulo de A Excelência do Ministério)

Se não já aconteceu, por certo acontecerá!
Haverá momentos em sua vida, em sua profissão, em seu ministério, que parecem que as coisas estão desmoronando como uma avalanche. Mas você não é o único e nem será o último. Há outras pessoas que estão passando por situações semelhantes e até, mas graves, buscando desesperadamente formas para se manterem de pé e andando.
Isso mostra que os obreiros, até os mais espirituais, não estão imunes ás dificuldades e provações súbitas. O lado bom dessa história, é que os ministros e os obreiros de um modo geral têm uma grande oportunidade de se identificarem com as demais pessoas, especialmente com os irmãos de sua comunidade, sendo um exemplo de ânimo, de força, de determinação, de esperança e de paz.  D l Moody, fundamentado em João 16. 33, disse que nossa porção aqui é tribulação, mas o nosso legado é a paz em Cristo.
Por isso que mesmo adiante das adversidades e das críticas é possível prosperar e crescer. Mas como crescer e prosperar em meio ás adversidades da vida?

Em primeiro lugar, descanse na aceitação de Deus. Sabemos que vivemos um momento tenebroso na história da humanidade. Em todos os lugares que você olha há desesperança, decadência moral, egoísmo, violências e conflitos. Mas mesmo que você não veja o sol, ele está lá no mesmo lugar, atrás das nuvens. As nuvens, por mais escuras que elas sejam, passarão e o sol brilhará forte. Por mais difíceis que sejam os teus problemas, eles passarão e o sol da justiça continuará a brilhar em tua vida. Não esqueça que Jesus é maior que o problema que você está atravessando. Ele garante está sempre ao teu lado em todas as circunstancias. Ouça as suas palavras: “Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador” (Isaías 43:1-3)

Em segundo lugar, descanse na disponibilidade de Deus. Tudo pode está dando errado, mas ainda não é fim. Pois, segundo o Apóstolo Paulo, “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito” (Rm 8. 28). A crise é sempre uma possibilidade de vitória. Então não duvide da providencia divina. Victor Edman disse: “não duvide no escuro do que Deus lhe disse na luz”.

Em terceiro lugar, descanse nas garantias de Deus. As promessas de Deus são maiores que as situações difíceis pelas quais estais passando. Deus está contigo. Só para você ter uma ideia: são mais de 7 487 promessas de Deus garantidas em sua Palavra. E outra: a tua vitória não é uma questão de decisão. Ela já foi conquistada na cruz. Cristo já venceu por nós. A tua vitória não é escatológica, ela é histórica. Você já é um vitorioso. Paulo agradeceu pelo triunfo assim: “graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Cor 15. 57). Por isso que Bill Graham disse: “a nossa confiança no futuro está baseado no fato do que Deus fez por nós em Cristo. Pouco importe qual seja a nossa situação, jamais precisamos nos desesperar, por que Cristo está vivo e venceu”. Por isso que nossa confiança no futuro está no passado, no que Deus fez por nós em Cristo, na cruz.

Pr. Joventino Barros Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário