Seguidores

sábado, 19 de janeiro de 2013

A Cruz de Cristo: O Glorioso Tema da Fé Cristã



O Glorioso Tema da Fé Cristã:
A Cruz de Cristo

STOTT, John, A Cruz de Cristo, 1ª Ed. Editora Vida, São Paulo, 2006.
Para John Stott a Cruz de Cristo é o tema mais glorioso da fé cristã.
É o centro da fé dos evangélicos.
É o marco distintivo da comunidade cristã.
É o domínio do Novo Testamento.
É o centro da história e da fé bíblica.
Ou seja, para ele toda fé do cristianismo gira em torno do Cristo crucificado, que nos substituiu na cruz, levando nossos pecados, morrendo a nossa morte, a fim de que pudéssemos ser restaurados em seu favor e adotados em sua família.
Aliás, a substituição é para Stott o coração do evangelho de Cristo. Ele aceita a idéia que a pergunta básica sobre Jesus, não é porque ele se tornou homem? Mas, por que Jesus morreu?
Só o reconhecimento da centralidade da cruz, já é suficiente para discutir e estudar o tema. No entanto, esse tema tem sido pouco estudado e ás vezes ocupado um espaço secundário em nossas pregações. É tanto assim que a cruz tem pouca popularidade e já perdeu o espaço para outros temas secundários.  Por causa disso, torna-se fundamental e até urgente o seu estudo e pesquisa.
Impelido por essa necessidade, Stott, levando em consideração as obras contemporâneas, a tradição e a Bíblia Sagrada, desenvolve uma profunda pesquisa sobre a morte de Cristo e seu real significado, que expõe em seu livro “A Cruz de Cristo”.   
O livro está dividido em quatro partes. Na primeira ele fala sobre a cruz em si, em seguida trata da satisfação e da substituição. Na terceira parte fala de três temas, a saber: salvação, revelação e vitoria sobre o mal. Na última parte trata das implicações práticas da mensagem da cruz para os cristãos no seu dia-a-dia. Ou seja, o que significa viver sob a cruz.

Pastor Joventino Barros Santana

Um comentário:

  1. Um bom texto auxiliar neste assunto sobre a Cruz de Cristo; http://giovannipinto.wordpress.com/2012/12/21/o-escandalo-da-cruz-de-cristo/

    ResponderExcluir