Seguidores

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


O que, realmente, significa louvar?

Muitas pessoas confundem louvor com cânticos ou com músicas. Embora se possa louvar a Deus com música. Música e louvor não é a mesma coisa. De acordo com o Dicionário Bueno (2010, p. 649) “música é a arte e técnica de combinar os sons e as tonalidades de modo agradável ao ouvido”.  Etimologicamente (em grego) significa: a “arte das musas”. É uma prática cultural e humana. Não se tem conhecimento de algum povo ou tribo que não tenha manifestações musicais. Ela está presente em todas as culturas. É uma arte sublime e espetacular[1]. 
Mas o louvor é mais sublime que a música. Pois ao passo que esta é dirigida aos ouvidos dos homens, aquele (o louvor) é direcionado aos ouvidos de Deus (Salmo 9.1,2). E está ligado a nossa voluntariedade em adorar ao Senhor. De Acordo com Andrade (2007, p. 257), “louvar a Deus significa, antes de mais nada, servi-lo em espírito e verdade”. Isso está de acordo com o que Jesus disse á mulher de Samaria:
Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade (João 4. 23,24).

Ainda, de acordo com desconhecido autor da Epistola aos Hebreus, louvar a Deus é ao mesmo tempo um sacrifício e fruto. Assim está escrito: “por meio de Jesus, pois, oferecemos a Deus sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto dos lábios que confessam o seu nome” (Hb 13. 15). É um sacrifício por que exige esforço, tempo, vida santa, preço e um altar. O altar da adoração. É fruto, por que o verdadeiro louvor se origina de dentro do nosso coração. Flui do centro da alma, em espírito e em verdade.
Etimologicamente, tanto em hebraico como em grego, o termo louvor traz a ideia de bendizer, elogiar, glorificar, exaltar, enaltecer, fazer brilhar e render graças ao Todo Poderoso Deus. Entre os termos se destaca:
·         BARAK, que significa bendizer, elogiar, falar bem. Confira algumas passagens que esse termo aparece:

Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga ao seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniqüidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida e te coroa de graça e de misericórdia; quem farta de bens a tua velhice, de sorte que a tua mocidade se renova como a águia (Sl 103. 1- 5)

Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, como tu és magnífico: sobrevestido de glória e majestade, coberto de luz como de um manto. (Sl 104.1)

Todas as tuas obras te renderão graças, Senhor; e os teus santos te bendirão. (145. 10)

Alguns especialistas dizem que esse termo “BARAK” também significa: “ajoelhar-se e adorar”. Isso liga o louvor a uma atitude de humildade. Deus, não aceita louvor de exaltado e orgulhoso. Simplesmente, porque a glória pertence somente a Ele. “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém!” (Rm 11. 36).

·         HALAL, quer dizer Aleluia, louvai, fazei brilhar, trazer à tona a magnitude. Tem o sentido de glorificar com júbilo, de celebrar com alegria.  O Salmo 100 é exemplo:

Celebrai com júbilo ao Senhor todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças e nos átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o Senhor é bom, e sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade (Sl 100).  

HALAL tem o sentido de uma ordem. A tradução desse termo está no imperativo; significando que louvar a Deus não é simplesmente uma opção. Mas um imperativo divino. Porque somente Deus é digno de todo louvar. Por isso que o Salmo 100 não convoca apenas os judeus ou cristãos para renderem ações de louvores a Deus, mas a todos os moradores da terra. O Salmo 150 vai além, e dize: “Todo ser que respira louve ao Senhor. Aleluia!

·         YADAH, quer dizer lançar, atirar ações de graças publicamente. Entre os textos bíblicos relacionados estão:
Rendei graças ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidos, entre os povos, seus feitos. Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas. Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor (Sl 105. 1 - 3).

Falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Ef 5. 19,20)

Em tudo, daí graças, porque esta é vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (I Tess 5. 18).

Observa que o louvor a Deus não é uma questão secreta, escondida. O louvor deve ser público, aberto, para todos ouvirem. O mundo precisa saber que eu e você somos gratos de coração por tudo que Deus tem feito por nós. “Porque o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada” (Jo 3. 27).

·         ZAMAR, que é igual fazer música em louvor ao Altíssimo.  Bom é render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó altíssimo” (Sl 92.1)[2].

                Então, louvar a Deus é muito mais que simplesmente cantar e cantar. O mundo também canta, toca e dança e, no entanto, não está louvando ao Senhor. O verdadeiro louvor se resume em adoração a Deus em espírito e em verdade. É um serviço prestado ao criador de tudo. Ele deve partir da sede de nossa alma para o trono de Deus. Significa exaltar, glorificar e bendizer o senhor. Louvar é render graças a Deus em qualquer situação. É fazer o nome do Todo Poderoso brilhar. E brilhar forte nas vidas por meio de nossa vida em sua presença, vivendo em plena santidade, por meio de sua graça. Louvar não é apenas fazer música; mas fazer música em adoração ao seu nome. Louvar, não é uma questão de momento, mas de vida. Devemos ter uma vida que louve ao Senhor.


[1] Retirado de Wikipedia, a enciclopédia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%Basica#cite_note-0
[2] Extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, pagina 882; e do site http://adoracaosemlimite.wordpress.com/2009/01/27/significados-de-louvor/

Nenhum comentário:

Postar um comentário