Seguidores

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Necessidade de Arrependimento




A Necessidade de Arrependimento
Arrependei-vos, e cada de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo
para perdão dos pecados (At 2.38).

O ser humano desviou-se do alvo estabelecido por Deus.
O homem foi criado por um ato soberano da vontade de Deus. De acordo com o livro de Gênesis, Deus criou o homem com o propósito de lhe servir e lhe de adorar para sempre. A fim de testar a fidelidade humana, Deus colocou no centro do Jardim do Éden, a árvore do conhecimento do bem e do mal, e deu liberdade para que se comesse de todas, exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal, pois no dia em que dela comesse, certamente morreria (Gn 2.16,17). 
O ser humano desacatou a ordem divina e induzido pelo diabo alimentou-se do fruto da árvore, pecando, desse modo, contra Deus. Etimologicamente, desviou-se do alvo estabelecido pelo Senhor. Por meio desta ação, o pecado passou a fazer parte da natureza humana. Todos os homens se tornaram pecadores. O apóstolo Paulo escreveu que “por meio de um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Rm 5.12).

A universalidade do pecado
O arrependimento é uma urgente necessidade exatamente por isso. “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23). Davi escrevendo o Salmo 14 fornece-nos um retrato sobre o deplorável estado pecaminoso do ser humano: “Diz o insensato no seu coração: não há Deus. Corrompem e praticam abominação; já não há quem faça o bem. Do céu olha o Senhor para os filhos dos homens, para ver se há quem entenda, se há quem busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se corrompem; não há que faça o bem, não há nem se quer um” (Sl 14.1-3).

O atestado das ciências da realidade do pecado
O pecado é uma realidade incontestável. Popularmente ele é conhecido como mal, na filosofia ele é denominado de vício, na sociologia ele é identificado como problema social, na ética ele é chamado de erro, na legislação ele é denominado de crime, na medicina ele pode ser comparado como uma doença, na psicologia e na psicanálise ele se manifesta como desvio de conduta e de comportamento.  Não há, portanto, como negar a realidade do pecado. Observe que os pais e os educadores sempre ensinam coisas boas às crianças, no entanto elas aprendem como facilidade o errado, quanto ao correto, sempre há dificuldade. Isso por que o pecado se faz presente na natureza humana desde a concepção.

O atestado estatístico da realidade do pecado
Ainda se pode provar a realidade do pecado nos dados estatísticos sobre os diversos tipos de crimes praticados pelas pessoas. No mundo, segundo alguns sites de pesquisas, a indústria da droga movimenta mais de 400 bilhões dólares por ano. Estima- se que existem mais de 180 milhões de usuários de drogas em todo o mundo. Algumas pesquisas indicam que no Brasil 22,8% da população consome drogas. Quase 50% das escolas estaduais têm problemas com o tráfico e com consumo de drogas. Mas de vinte mil brasileiros por ano perdem a vida devido às drogas.

Outro grande problema é o fumo. Segundo a Organização Mundial de Saúde o tabagismo mata por ano 3,5 milhões de pessoas, o que equivale 10 mil pessoas por dia. Estima-se que a partir de 2020 morrerão 10 milhões de pessoas e 250 milhões de crianças por ano por causa do tabagismo.

O alcoolismo é outro grave pecado que tem ceifado milhões de vidas. Contabiliza-se que 10% da população mundial é alcoólatra. O Brasil se apresenta no topo da lista como país de maior número de acidente de trânsito causa por causa da bebida, com um milhão de acidente por ano.

Os homicídios é outro grave problema que vem preocupando e tirando a paz das pessoas. 11% dos homicídios do mundo ocorrem no Brasil. A cada ano mais 40 mil brasileiros morrem com o uso de armas de fogo. Outro lastima que cresce assustadoramente é o aborto. Ocorrem anualmente em torno de 46 a 55 milhões de abortos, aproximadamente 126 mil por dia. São 126 mil pessoas que morrem sem poderem dá pelo ao menos um grito de socorro. 

O salário do pecado e a graça divina.
 A conseqüência do pecado é exatamente isso - a morte. Paulo disse que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm 6.23).

O pecado é como a areia movediça. Enquanto mais o homem tenta se liberta dele, mais se afunda. A forma ensinada por Jesus para se redimir do pecado é o arrependimento. É voltar-se do pecado e voltar-se para Deus.

Pr joventino Barros Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário